FIA repete Bianchi e solta trator em Suzuka em acidente de Sainz. E Gasly quase bate

A direção de prova do GP do Japão colocou um trator na pista durante o período de safety-car, mas se esqueceu de Pierre Gasly, que vinha mais atrás após parar nos boxes e escapou de um acidente grave

Pierre Gasly passa por trator na pista em Suzuka (Vídeo: Reprodução/F1)

Pierre Gasly passou por um grande susto no GP do Japão neste domingo (9). Largando dos boxes, o francês acabou batendo em uma placa de publicidade na pista e precisou fazer uma parada para trocar a asa dianteira. Com o safety-car na pista e a bandeira vermelha já acionada, o piloto da AlphaTauri voltou atrás e começou a rumar de volta para os boxes, até que se deparou com um trator no meio da na pista.

Gasly conseguiu evitar o trator, mas o fato da máquina estar na pista naquele momento gerou enorme risco para o francês. O incidente acontece exatamente oito anos após a morte de Jules Bianchi no GP do Japão de 2014, quando o jovem francês acabou se acidentando justamente contra um trator que estava na área de escape do circuito.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

FIA decidiu interromper o GP do Japão (Foto: F1/Reprodução)

Pelo rádio, Pierre se revoltou com o que viu na pista: “O que é isso? O que é esse trator na pista? Eu passei do lado dele. Isso é inaceitável! Se lembrem do que aconteceu. Eu não consigo acreditar nisso”, disse.

Amigo pessoal de Bianchi, Gasly se lembrou na hora do acidente fatal e ressaltou que “poderia ter me matado ali”. O novo piloto da Alpine para 2023 voltou em segurança para os boxes, mas continuou muito irritado ao sair do carro.

Além de Pierre, todo o pelotão atrás do safety-car passou pelo trator. Em um vídeo da câmera onboard do australiano Daniel Ricciardo, é possível ver a máquina na parte esquerda do traçado, aparentemente sem nenhum aviso da direção de prova aos pilotos.

Câmera de Daniel Ricciardo mostra o trator na pista (Vídeo: Reprodução/F1)

GRANDE PRÊMIO segue acompanhando AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.