FIA anuncia “revisão de protocolo” após polêmica com trator na pista no GP do Japão
Pilotos reclamaram bastante da presença de um trator na pista de Suzuka após acidente de Carlos Sainz, e a FIA respondeu ao dizer que vai iniciar uma revisão de seus protocolos após a polêmica. Pierre Gasly quase se envolveu em acidente
O GP do Japão de Fórmula 1, disputado neste domingo (9) no Circuito de Suzuka, foi marcado por reclamações de diversos pilotos em relação à presença de um trator na pista que chegou a ficar próximo de Pierre Gasly enquanto o francês tentava se aproximar do pelotão — tudo isso sob péssimas condições de visibilidade. Assim, após a corrida, a FIA emitiu um comunicado em que reconhece as críticas e promete trabalhar no protocolo de segurança em momentos de retirada de um carro do traçado, como foi o caso da Ferrari de Carlos Sainz.
“Ainda que seja uma prática normal recuperar carros sob safety-car e regime de bandeira vermelha, devido às circunstâncias particulares e também levando em consideração o feedback de alguns pilotos, a FIA iniciou uma revisão completa dos eventos envolvendo o envio de veículos de recuperação durante o GP do Japão”, informa a entidade que rege o esporte a motor. “Isso é parte de uma prática comum de reunião e análise de todos os incidentes de corrida, para garantir uma melhoria contínua de nossos protocolos e processos”, finaliza o comunicado.
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Apesar da indicação de rever seus protocolos, a FIA decidiu punir o piloto francês após o final da corrida em 20s por acelerar sob regime de bandeira vermelha, derrubando Gasly de 17º para 18º — último lugar entre os que completaram a corrida.
Gasly ficou completamente revoltado ainda dentro do carro da AlphaTauri, ciente de que havia passado muito próximo a uma situação de risco de vida, e expôs todo seu descontentamento pelo rádio. “Eu podia ter me matado, porra. É inaceitável”, disparou.
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No entanto, no entendimento da FIA, o piloto estava em alta velocidade com a intenção de se aproximar do pelotão após ter que parar nos boxes na primeira volta — para retirar uma placa de publicidade que ficou presa na dianteira do carro —, e o procedimento foi feito da maneira correta.
Assim, a direção de prova entendeu que Pierre acelerou demais sob regime de bandeira vermelha, “atingindo velocidades próximas a 250 km/h”, e decidiu acrescentar 20s de punição ao tempo final de prova do piloto, que era amigo de Jules Bianchi — morto após acidente com um trator no GP do Japão de 2014, em circunstâncias parecidas — e saiu bastante abalado do Circuito de Suzuka após o incidente.
“Após passar pela cena do incidente [com o trator], o carro #10 continuou, sob regime de bandeira vermelha, a velocidades que excederam 200 km/h em múltiplas oportunidades e chegaram a 251 km/h em determinado ponto. O piloto admitiu que agora entende que havia a possibilidade de fiscais ou obstáculos estarem na pista e reconheceu que estava muito rápido. No entanto, em mitigação à penalidade, levamos em consideração que por mais que a velocidade não possa ser classificada como ‘lenta’ conforme descrito nas regras, era menor do que a velocidade máxima naquelas condições. Também consideramos o choque experimentado pelo piloto ao ver um trator na linha de corrida na curva do incidente”, diz o comunicado da punição a Gasly.
Agora, a Fórmula 1 retoma suas atividades com a segunda corrida da temporada nos Estados Unidos. Após passar por Miami na primeira metade do ano, a categoria retorna a Austin, no Texas, entre os dias 21 e 23 de outubro.
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