FIA volta atrás após reclamação da Aston Martin e devolve pódio a Alonso em Jedá

A Federação Internacional de Automobilismo anunciou, quase a 1h da manhã no horário da Arábia Saudita, o cancelamento da punição a Fernando Alonso que, assim, volta ao pódio

A FIA está numa jornada daquelas. Horas após o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, realizado neste domingo (19), os comissários voltaram atrás na punição expedida a Fernando Alonso. Desta maneira, devolvem a terceira posição ao bicampeão mundial. Alonso chega à marca de 100 pódios na carreira.

A Aston Martin havia dado a letra que discordava da punição e pensava em contestar. Após a contestação do chefe de equipe Mike Krack, a revisão dos comissários concluiu que não houve qualquer vantagem na atitude dos mecânicos da equipe durante a punição na corrida. Portanto, não fazia sentido uma segunda sanção.

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Alonso deixa de receber 10s extra, que foram estabelecidos depois da corrida e da cerimônia do pódio, jogando o espanhol para trás de George Russell. Sem isso, Alonso volta para a frente de Russell e fica com o terceiro lugar celebrado pela festa do pódio.

Pouco antes da definição, Alonso estava fazendo piada com a situação. “Não é justo para George! Os patrocinadores da Mercedes adorariam estar no pódio, mas é bom para nós. Temos o patrocínio da Aramco, eu joguei o troféu, tenho as fotos e comemorei com o champanhe. Sinto muito pelos patrocinadores da Mercedes e pelos torcedores de George”, disse.

Fernando Alonso terminou a corrida em terceiro (Foto: Aston Martin)

A punição fora por conta da falha em pagar uma sanção original, expedida por Alonso se posicional à esquerda do colchete no grid para a largada. Nos boxes, ao cumprir os 5s parado, sem qualquer movimento no carro, um mecânico encostou o macaco hidráulico no bólido, sem engatar. Foi o que gerou a punição. A Aston Martin contestou e venceu.

A FIA soltou todos os documentos já quando a madrugava tomava conta de Jedá. Tudo de uma vez: a explicação da punição de Alonso e o direito de apelação da Aston Martin. A reversão da punição, por exemplo, já era sabida mesmo antes do documento oficial com o espanhol de volta ao pódio.

Confira o documento oficial da FIA que devolveu o pódio a Alonso:

Os comissários receberam uma carta, datada de 19 de março de 2023, da Aston Martin. A equipe entrou com uma Petição de Revisão dentro do Artigo 14.1.1 do Código Esportivo Internacional, com relação à decisão deste painel de comissários em impor uma punição de 10s ao carro #14 por não cumprir corretamente uma infração.

Em apoio à Petição de Revisão, os comissários viram as atas da última reunião do Comitê Consultivo Esportivo e evidências em vídeo de sete casos diferentes em que carros foram tocados pelo macaco enquanto cumpriam sanção semelhante à imposta ao carro #14 sem ser punido.

A petição da equipe foi baseada na celebração de um acordo entre a FIA e as equipes que tocar o carro de qualquer forma, inclusive com um macaco, constituiria “trabalhar” no carro para os fins do Artigo 54.4 (c) do Regulamento Desportivo, estava incorreta e, portanto, a base da decisão do comissário estava errada.

À luz da petição, os comissários tiveram de decidir se havia um “novo elemento significativo e relevante [que foi] descoberto que não estava disponível para as partes que buscam a revisão no momento da decisão em causa”. Se houvesse tal(is) elemento(s), então os comissários precisariam considerar se a decisão precisava ser mudada de alguma forma.

Após revisar as evidências de vídeo apresentadas e ouvir o representante da Aston Martin e os membros relevantes da FIA, os comissários determinaram que existiam novas evidências significativas e relevantes conforme exigido pelo Artigo 14.1.1 para desencadear uma revisão da decisão, em particular as provas em vídeo e as provas verbais da equipe e da FIA. Ficou claro para nós que o substrato da decisão original, nomeadamente a representação da existência de um acordo, foi posto em causa pela nova prova.

Assim, procedemos à apreciação do mérito do pedido de revisão.

Após revisar as novas evidências, concluímos que não havia um acordo claro, como foi sugerido aos comissários anteriormente, que pudesse ser considerado para determinar que as partes concordaram que um macaco tocando um carro equivaleria a trabalhar no carro, sem mais.

Nessas circunstâncias, consideramos que nossa decisão original de impor uma punição ao carro #14 precisava ser revertida e o fizemos de acordo.

Fórmula 1 continua a temporada com o GP da Austrália, no circuito de rua de Melbourne, entre os dias 31 de março e 2 de abril.

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