Briatore promete “fazer de tudo” por Colapinto: “Ativo dos mais importantes”
Consultor da Alpine, Flavio Briatore disse ver Franco Colapinto como peça fundamental para o futuro da equipe e garantiu que vai dar todas as condições para que o argentino desenvolva potencial
Anunciado como piloto de testes e reserva da Alpine para 2025, Franco Colapinto começou a gerar especulações no momento em que chegou na equipe. Sua contratação, depois de um ano em que mostrou talento como estreante na F1, alimentou rumores de que o argentino pode assumir a vaga de Jack Doohan, escolhido para começar o ano como titular ao lado de Pierre Gasly.
Flavio Briatore, consultor da equipe francesa, deu ainda mais vazão aos comentários ao elogiar Colapinto e dizer que “fará de tudo” para que o argentino mostre seu potencial. Segundo ele, é sobre colocar Franco “na posição certa” para demonstrar o que sabe.
“A promessa é que faremos de tudo para colocar Franco na posição certa para desempenhar seu trabalho. Isso é o que precisamos fazer”, declarou em entrevista ao canal argentino Eltrece. “Trabalhamos ao máximo com os engenheiros para garantir que ele tenha o carro ideal para mostrar seu potencial. Depois disso, veremos”, completou.
“Ele é rápido. É um piloto muito, muito bom. Precisa de mais experiência, mas acreditamos em Franco. Lutamos para tê-lo na equipe. E para o futuro, é um dos nossos ativos mais importantes”, afirmou.

O caminho de Colapinto até a Alpine teve diversas reviravoltas. Durante sua passagem pela Williams, era amplamente reportado que qualquer equipe interessada em contratá-lo teria de pagar uma multa rescisória de £ 20 milhões (cerca R$ 144,7 milhões). Christian Horner chegou a considerar a contratação do argentino para a Red Bull, mas o negócio não avançou. A alta cláusula, somada à queda de desempenho no final da temporada, fez com que o interesse esfriasse.
A Williams, por sua vez, já tinha confirmado Carlos Sainz como dupla de Alexander Albon em 2025, o que impedia uma vaga para Colapinto na equipe. Assim, o argentino partiu para a Alpine — que, apesar de ter confirmado Doohan como titular, nunca escondeu que o australiano vai começar sob pressão desde o início. Caso não performe, Franco estará lá para agarrar a oportunidade.
“Na Fórmula 1, o que importa é o timing. Ele é um cara legal e respeita os patrocinadores. Tem uma ótima comunicação com os engenheiros. Está trabalhando muito duro conosco neste momento. Estou muito feliz”, concluiu Briatore.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

