Force India vibra com pódio no GP da Rússia e vê Pérez no melhor momento da carreira na F1

Bob Fernley, chefe-adjunto da Force India, entende que a equipe foi vital para o renascimento de Sergio Pérez na F1 ao lhe dar a confiança necessária depois que o mexicano foi dispensado da McLaren ao fim de 2013. O piloto de Guadalajara fez história ao garantir o terceiro pódio da história da equipe na F1

O inesperado pódio de Sergio Pérez no GP da Rússia mostrou que, definitivamente, o mexicano está na melhor forma de toda a sua carreira na F1. A opinião é do chefe-adjunto da Force India, Bob Fernley. Em dois anos correndo pela equipe anglo-indiana, Pérez já conquistou dois pódios e parece ter deixado de vez no passado a sua frustrante passagem pela McLaren, em 2013. De acordo com Fernley, tudo foi questão de dar a ‘Checo’ a confiança necessária para voltar a mostrar a boa performance que marcou seu início de trajetória na F1, pela Sauber.

Por um bom tempo na corrida, Pérez andou em terceiro lugar, beneficiado pela estratégia diferenciada adotada pela Force India, que o chamou para fazer seu pit-stop durante o período de safety-car em razão do acidente sofrido por Romain Grosjean. Com os pneus macios desgastados no fim, ‘Checo’ acabou sendo ultrapassado por Valtteri Bottas e Kimi Räikkönen, mas um entrevero entre os dois finlandeses colocou novamente a bandeira do México no pódio da F1.

“Temos de parabenizar a equipe por uma grande atuação e uma estratégia perfeita. Chamar Sergio com o safety-car foi uma decisão arriscada, mas valeu a pena. Sabíamos que estaríamos sob pressão no fim da corrida, mas ter a posição em pista foi crucial e, com o que aconteceu na última volta, fizemos valer nossa decisão”, recordou.

Sergio Pérez comemora a conquista do pódio do GP da Rússia. Bob Fernley rasgou elogios ao mexicano (Foto: Force India)

“’Checo’ fez um grande trabalho se defendendo de Daniel Ricciardo primeiro e contra Bottas mais tarde, e logo tivemos um pouco de sorte na última volta”, destacou o dirigente.

Fernley entende que Pérez está em sua melhor forma como piloto de F1 e acredita que a Force India tem grande participação nisso. “Acredito que se trata de ter a confiança e de se sentir à vontade no ambiente da equipe, e acredito que ele já estava assim durante o ano passado com a gente”, declarou o engenheiro, que citou a passagem de Pérez pela McLaren.

“Acredito que foi uma experiência infeliz e sua chegada à McLaren chegou cedo demais para ‘Checo’. Não se pode subestimar o que é chegar à McLaren. Da nossa parte, sabíamos que tínhamos um bom talento, que era somente questão de lhe dar confiança”, comentou.

O chefe-adjunto da Force India crê que tem em Pérez e Nico Hülkenberg uma grande dupla de pilotos e que ambos se completam. Não à toa, os dois já estão garantidos pela equipe de Silverstone para a temporada 2016 do Mundial de F1.

“Eles têm diferentes talentos, e isso é muito bom para a equipe. Temos pontos fortes distintos de cada piloto, que nos permite apoiarmos em um e em outro dependendo do que seja preciso. De modo que, para nós, é perfeito e, para eles, quase a mesma coisa. Acredito que é uma boa combinação”, finalizou.

Quanto a Hülkenberg, o prestigiado vencedor das 24 Horas de Le Mans não teve a mesma sorte de Pérez em Sóchi ao cometer um erro ainda na primeira volta, rodando sozinho. Marcus Ericsson, da Sauber, acertou o VJM08 do alemão e acabou por encerrar sua corrida.

Na classificação da temporada 2015, Pérez pulou para nono lugar e agora soma 54 pontos, enquanto Hülkenberg segue em 11º, com 38.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.