Fórmula 1 debate formato “dor de cabeça” da sprint e dá passo para mudança em 2024

Comitê Esportivo da Fórmula 1, que conta com representantes das dez equipes, debate qual o melhor formato das corridas sprint para testar na temporada que vem

A temporada 2023 da Fórmula 1 viu as corridas sprint se alastrarem de três para seis etapas e a criação de um ‘Dia Sprint’: o sábado, com classificação e corrida curtas, empurrando a formação oficial de grid para sexta-feira. Mas a categoria avalia que o formato foi confuso, com o sábado completamente descolado da sexta-feira e do domingo e, portanto, avança para mudar já no campeonato 2024.

As conversas já são tratadas como avançadas, embora um novo formato ainda não tenha sido definido. Há um favorito, porém, com a classificação sprint realizada na sexta-feira e a corrida sprint abrindo o dia no sábado, com a classificação oficial voltando para o lugar dela: no fim do sábado.

Além disso, as equipes passam praticamente todo o fim de semana sem mexer nos carros, visto que têm de entregar o bólido no Parque Fechado já após o primeiro treino livre.

O diretor de desempenho da Aston Martin, Tom McCullough, explicou que, na visão dele, trata-se de mudança bastante importante.

Áustria voltou a ter corrida sprint em 2023 (Foto: AFP)

“Tivemos algumas conversas sobre como melhorar os eventos sprint. As corridas sprint foram criadas por um motivo: os fãs. Do ponto de vista técnico, é uma dor de cabeça. O carro entra no Parque Fechado depois de um treino livre e dificulta tudo”, admitiu.

“Do ponto de vista comercial e do público, creio que há elementos que animam as coisas. Mas precisa de alterações. Já teve algumas, mas precisa de mais, porque até meu pai, que é um entendedor de F1, às vezes me diz ‘lembra aqui, a classificação da sexta-feira é para a corrida principal?’. Se alguém que entende tanto tem essa dúvida, o público também vai se confundir”, seguiu.

“Nosso trabalho é montar um formato mais compreensível, mais simples e melhor, enquanto mantém o divertimento das duas corridas”, continuou.

Quem também falou sobre o assunto foi Diego Ioverno, diretor-esportivo da Ferrari. “É possível melhorar, provavelmente, e todo mundo está pensando nisso. Já conversamos no Comitê Esportivo. Ainda não existe uma proposta definitiva, mas a meta é que, uma vez que FIA e F1 definam o formato, as equipes trabalhem juntas para fazer com que funcione para o público e para nós, porque é complicada”, apontou.

“Se jogarmos a corrida sprint para o sábado de manhã, você precisa de assegurar que permite tempo o bastante para que as equipes reajam na classificação em caso de problemas e coisas assim. Mas há outras opções na mesa. Vamos trabalhar juntos, porque, no fim das contas, é o objetivo do momento: tornar o melhor possível para o público”, finalizou.

A última corrida sprint aconteceu no fim de semana passado, no GP de São Paulo. Antes disso, Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar e Estados Unidos receberam o evento.

Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas com o GP de Las Vegas, penúltima etapa da temporada, programado para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

PERDIDA NO GP DE SÃO PAULO! O que aconteceu com a MERCEDES em INTERLAGOS? | Paddock VIP #7
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.