Fórmula 1 encara sexta-feira no Catar de clima mais agradável e ventos fortes

Depois da sauna que os pilotos encararam no ano passado, a previsão do tempo aponta termômetros em torno dos 20°C para a sexta-feira da Fórmula 1 no Catar

A Fórmula 1 chega neste fim de semana à penúltima etapa da temporada 2024, no Catar, evento que conta ainda com a última corrida sprint do ano. E ao contrário do caos provocado pelo intenso calor em 2023, os pilotos terão pela frente nesta sexta-feira (29) um clima um pouco mais agradável, apesar dos ventos fortes. Confira o que diz a meteorologia.

Lusail está localizado no município de Al Daayen, no Catar, país que fica no Oriente Médio e possui um clima desértico. O calor é intenso durante praticamente todo o ano, com o pico sendo atingido entre os meses de junho e setembro. Neste período, os termômetros podem chegar perto dos 50°C. No fim de novembro, no entanto, a temperatura começa a cair, e o frio se estende até fevereiro.

Dividindo a programação com Fórmula 2 e F1 Academy, a primeira atividade do dia, o treino livre, acontece às 16h30 locais (10h30 de Brasília, GMT-3). Neste momento, a expectativa é de termômetros em 21°C, com sensação térmica bem semelhante, em 20°C.

Já a umidade relativa do ar fica em 52%, valor dentro da faixa considerada ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os ventos, por sua vez, devem dar dor de cabeça aos pilotos. A velocidade média prevista é de 28 km/h a noroeste, com rajadas de até 44 km/h.

O clima será mais ameno no Catar este ano (Foto: KTM)

Na noite catari, às 20h30 locais (14h30 de Brasília), os pilotos retornam para a disputa da classificação sprint. A previsão indica termômetros em 21°C, com sensação de 17°C e umidade relativa um pouco mais elevada, em 64%.

Quanto aos ventos, a velocidade média diminui para 19 km/h, com rajadas de até 35 km/h. Não há previsão de chuva. As informações são do serviço de meteorologia AccuWeather.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Catar, em Lusail, e transmite classificações e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Norris x Leclerc, McLaren x Ferrari: o que ainda está em jogo na reta final da F1 2024

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.