Fórmula 1 oficializa GP da Estíria e cria GP do Aniversário de 70 anos

GP número 1 e GP número 2? Nada disso: a Fórmula 1 resolveu ser criativa e inventou o GP da Estíria e o GP do Aniversário de 70 anos para provas no Red Bull Ring e em Silverstone

A Fórmula 1 já oficializou que vai mesmo realizar rodadas duplas no calendário de 2020. A medida inédita para o certame foi confirmada nesta terça-feira (2), assim como as oito primeiras provas da temporada. A novidade, entretanto, trouxe um problema para a F1: a necessidade de criar nomes para denominar e diferenciar cada uma das duas provas realizadas na Áustria e na Inglaterra. Com uma dose de criatividade, ficou decidido: o Red Bull Ring recebe o GP da Áustria e o GP da Estíria, enquanto Silverstone vira casa do GP da Inglaterra e GP do Aniversário de 70 anos.

No caso do Red Bull Ring, a inspiração para diferenciar uma corrida da outra veio da geografia. A Estíria é o estado austríaco onde se localiza o autódromo, na cidade de Spielberg. Para Silverstone, o novo nome faz referência aos 70 anos de história da Fórmula 1, que teve seu primeiro GP justamente no circuito britânico.

Silverstone agora recebe o GP da Inglaterra e o GP Aniversário de 70 anos (Foto: McLaren)

A medida também indica uma postura diferente da F1 quando o assunto é rodada dupla. Enquanto categorias como Indy e Stock Car simplesmente se referem às provas no mesmo traçado como 1 e 2, o certame europeu prefere tratar os eventos como completamente distintos, mesmo que realizados no mesmo traçado.

O mecanismo das rodadas duplas ajuda a F1 a encher um calendário esvaziado por conta do coronavírus. O objetivo da categoria é realizar pelo menos 15 GPs entre julho e dezembro em uma verdadeira corrida contra o tempo. Além de Áustria e Inglaterra, os outros países com provas confirmadas em 2020 são Hungria, Espanha, Bélgica e Itália.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.