Fórmula 1 volta atrás e decide manter cobertores térmicos para pneus slicks em 2024

Em reunião realizada junto à FIA no GP da Bélgica, a Fórmula 1 decidiu manter os cobertores térmicos para pneus de pista seca no ano que vem. Após testes realizados com o novo composto, equipes pediram por avaliações mais profundas em condições adversas

O GP da Bélgica serve como palco para a disputa da 12ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, mas os bastidores fervem com decisões tomadas para os próximos anos da categoria em Spa. Após uma reunião realizada entre as equipes, a organização do esporte e a FIA, foi decidido que os cobertores de temperatura serão novamente permitidos no campeonato do ano que vem para pneus de pista seca. Ficou acordado, inclusive, que o assunto será avaliado novamente para o ano de 2025.

A intenção da categoria era retirar os cobertores de temperatura já para o ano que vem, e a Pirelli já vinha testando compostos que não dependessem do item para gerar calor. No entanto, após testes em pistas como Barcelona e Silverstone, as equipes decidiram que será necessário analisar melhor o comportamento dos pneus em condições adversas.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2023, GP DA BÉLGICA, SPA-FRANCORCHAMPS, QUINTA-FEIRA, PNEUS, PIRELLI, AFP
Pneus slicks continuarão a ter cobertores térmicos em 2024 (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por outro lado, a reunião acertou a implementação de pneus intermediários sem os cobertores já no ano que vem. Os de chuva extrema, com faixa azul, já são utilizados sem o artefato desde o GP de Mônaco deste ano.

A intenção de retirar os cobertores térmicos se dá pela busca por sustentabilidade, em um momento no qual a Fórmula 1 quer cortar gastos e remover hábitos que prejudiquem o meio-ambiente. No entanto, os pilotos demonstram preocupação com a segurança, já que a ausência dos itens gera uma dificuldade de controle a mais na pista — ao menos nas primeiras curvas.

Vale destacar que, a partir de 2025, a Fórmula 1 pode ter uma nova fabricante de pneus. Enquanto a Pirelli tenta se manter no posto para o futuro, a Bridgestone indica uma vontade forte de retornar à categoria e já até submeteu uma proposta para isso.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Sábado e domingo, ainda tem a transmissão em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 do GP no YouTube. A classificação está marcada para logo mais, às 12h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.