FOTO: Force India e Williams testam novas asas dianteiras de 2019 em Hungaroring

Force India e Williams completaram voltas com uma nova asa dianteira, mais larga e simples. O novo formato faz parte das mudanças aerodinâmicas que a F1 vai introduzir em 2019, funcionando como ‘prévia’ de 2021

O ano ainda é 2018, mas o foco já começa a passar para 2019. No primeiro dia de testes coletivos da F1 na Hungria, nesta terça-feira (31), Force India e Williams completaram voltas com uma novidade aerodinâmica: o novo formato de asa dianteira, seguindo o regulamento técnico do próximo ano.
 
A novidade mais clara é que a asa dianteira se tornou mais larga, chegando aos dois metros de comprimento. Além disso, a peça surge mais simples, com menos aparatos aerodinâmicos do que de costume. O redimensionamento cumpre a função justamente de compensar parte do downforce perdido pela simplificação.
Detalhe da nova asa dianteira da Force India (Foto: Force India)

A novidade de 2019 funciona como uma espécie de prévia do conjunto de regras para 2021, quando os carros vão passar por mudanças drásticas. Algumas novidades – como a nova asa dianteira – visam facilitar as ultrapassagens.

 
“Quanto mais turbulência o carro da frente gera, melhor é a performance do carro da frente, mas pior a performance do carro de trás”, disse Andrew Green, diretor-técnico da Force India, entrevistado pelo site ‘RaceFans’. “Com essa informação, concluíram que parte do problema era a asa dianteira, a turbulência da asa dianteira. Fizeram análises preliminares e viram o efeito no carro de trás. Foi decisão da FIA introduzir parte do regulamento de 2021 em 2019”, encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.