Colapinto agradece Briatore e exalta “grande história” na F1: “Criou Schumacher e Alonso”

Escolhido por Flavio Briatore para se tornar piloto reserva da Alpine na temporada 2025 da Fórmula 1, Franco Colapinto agradeceu ao italiano pela confiança e destacou o "legado e história" da Renault na categoria

Anunciado como novo piloto reserva da Alpine para a temporada 2025 da Fórmula 1 logo nos primeiros dias do ano, Franco Colapinto destacou a história de Flavio Briatore na categoria e deixou claro que confia plenamente no conselheiro-executivo do time de Enstone. De acordo com o argentino, o empresário de 74 anos foi o responsável por desenvolver nomes como os de Michael Schumacher e Fernando Alonso.

Depois de ser escolhido por James Vowles, chefe da Williams, para ocupar o assento de Logan Sargeant a partir do GP da Itália em 2024, Colapinto apresentou boas performances e surpreendeu o paddock, atraindo olhares interessados em seus serviços. Apesar do desempenho satisfatório, a chegada de Carlos Sainz à base de Grove impossibilitou a sua permanência ao lado de Alexander Albon para o atual certame.

Briatore, por sua vez, nunca escondeu o interesse em contar com o #43. Ainda que tenha escolhido Jack Doohan para formar dupla ao lado de Pierre Gasly, o italiano já deu sinais de que não confia tanto assim na capacidade do australiano de fazer um bom trabalho. No fim do ano passado, inclusive, colocou mais pressão sobre os ombros do #7 e disse: “piloto que não progride, eu troco”.

“Tenho muita confiança no Flavio. É uma pessoa com uma grande história na Fórmula 1 e merece chegar aonde chegou. Foi ele quem criou Schumacher, Fernando — então, obviamente, o fato de decidir me apoiar é algo muito positivo e algo que me deixou muito orgulhoso”, disse Franco em entrevista ao jornalista Darío Coronel. Na sequência, tratou de exaltar os feitos da Renault na classe rainha.

Franco Colapinto exaltou história de Flavio Briatore e Renault na Fórmula 1 (Foto: Reprodução/BP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Fazer Hamilton brilhar e desenvolver SF-25: 5 desafios da Ferrari na F1 2025

“É incrível quanta história existe. Na F1, Renault e Alpine mudaram de nome, mas no final sempre há esse legado e essa história. Estou realmente ansioso por estar em uma equipe que tem objetivos muito claros, sabe para onde quer ir e que, com Luca de Meo (CEO do Grupo Renault) e Flavio, realmente quer levar a Alpine de volta para onde ela merece, que é no topo”, continuou.

“Estou feliz por estar aqui, feliz por saber aonde queremos chegar e acho que há uma base sólida e pessoas capazes de nos levar de volta ao topo”, concluiu Colapinto.

Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.