Colapinto impõe 1ª derrota de Albon para companheiro em classificações desde 2022
Depois de ficar invicto durante a passagem toda de Logan Sargeant pela Williams, Alexander Albon, enfim, voltou a ser derrotado por um companheiro de equipe em classificação, com Franco Colapinto em nono no grid do GP do Azerbaijão
Alexander Albon tinha uma das maiores invencibilidades da F1 atual, mas ela caiu neste sábado (14), pelas mãos de Franco Colapinto. O tailandês estava simplesmente desde 2022 sem perder para um companheiro de equipe em classificações, algo que aconteceu na definição do grid do GP do Azerbaijão.
Aliás, a supremacia de Albon já é mais longa, basicamente durando a passagem toda pela Williams. Em 2022, Alex só perdeu na classificação em duas oportunidades para Nicholas Latifi, enquanto que em corridas fez 15×4 para cima do canadense.
Em 2023 e 2024, verdadeiros vareios contra Logan Sargeant. No ano passado, fez 22×0 em classificações e 19×3 em corridas, mantendo a pegada em 2024: 13×0 nas definições de grid e 10×0 nas posições de chegada.
Com Colapinto, porém, o cenário parece estar mudando. Na estreia do argentino, no GP da Itália, Albon passeou na classificação, saindo em nono e vendo o companheiro cair no Q1. Na corrida, porém, o equilíbrio se fez presente e, ainda que Alex tenha chegado em nono, nos pontos, enquanto Franco foi 12º, a distância entre os dois foi de meros 14s.
Em Baku, o primeiro grande golpe de Colapinto para cima de Albon, ficando em nono na definição do grid, enquanto o tailandês sai de décimo, atrapalhado também por uma bobeada inacreditável da Williams, que o liberou para pista com o equipamento de refrigeração ainda acoplado. Albon nem deu a última volta.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h (de Brasília, GMT-3).
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Azerbaijão da Fórmula 1 2024