Bortoleto mira seguir legado brasileiro na McLaren para ser “piloto de ponta” na F1

Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e até Nelson Piquet correram com a McLaren ao longo da carreira na história da Fórmula 1. Hoje, Gabriel Bortoleto olha para o Programa de Desenvolvimento de Pilotos do time papaia disposto a aprender o máximo para seguir esse legado

Equipe marcante na história do automobilismo nacional por conta das três conquistas de Ayrton Senna, a McLaren também viu suas cores sendo defendidas por Emerson Fittipaldi e até Nelson Piquet ao longo dos anos, outros dois brasileiros também campeões da Fórmula 1. E por mais que ainda esteja no início, Gabriel Bortoleto também sonha em dar sequência a esse legado com um único foco: chegar à elite do automobilismo mundial como um piloto de ponta.

Gabriel falou com o GRANDE PRÊMIO durante a passagem da categoria por Interlagos no último final de semana. No mês passado, o campeão vigente da Fórmula 3 foi anunciado como o mais novo integrante do Programa de Desenvolvimento de Pilotos do time de Woking, juntando-se a Pato O’Ward, Ryo HirakawaUgo Ugochukwu. Ainda em fase de aprendizado, Bortoleto resumiu como tem sido os primeiros dias com o time papaia.

“Estou aprendendo muito”, destacou Gabriel ao GP. “Tô aprendendo bastante, participando de reuniões de equipe, com os engenheiros, com os pilotos. Tem sido um sonho se realizando para mim, uma oportunidade única”, salientou.

Em seguida, o GP perguntou ao jovem de 18 anos sobre como é ser mais um brasileiro defendendo a tradicional equipe equipe, ainda que seja de início muito mais nos bastidores. O agenciado por Fernando Alonso — coincidentemente, outro nome que também passou pela McLaren — não escondeu a satisfação.

Gabriel Bortoleto é mais novo integrante do programa da McLaren (Foto: Divulgação/McLaren)

“Com certeza, nomes gigantescos passaram, passaram nessa equipe. Espero poder realizar pouquinho do que esses caras fizeram para poder chegar na Fórmula 1 e ser um piloto de ponta”, finalizou.

Ano que vem, Bortoleto correrá na Fórmula 2, mas a equipe só será conhecida após Abu Dhabi, que encerra a temporada 2023. Ele, porém, deu uma pista ao confirmar ao GP que o futuro time está “entre as atuais favoritas” na reta final da disputa.

Fórmula 1 agora volta em duas semanas, entre os dias 17 e 19 de novembro, com o tão esperado GP de Las Vegas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.