Russell acerta estratégia, bate Verstappen e vence corrida sprint do GP de São Paulo

Ainda não é uma corrida oficial, de tamanho normal, mas a Mercedes venceu em 2022. George Russell passou Max Verstappen e levou a melhor em Interlagos

F1 2022, GP DE SÃO PAULO: TUDO SOBRE A CORRIDA SPRINT | Briefing

Está encerrada a temporada de corridas sprint da Fórmula 1 em 2022. Na tarde deste sábado (12), em Interlagos, a corrida de tiro curto do GP de São Paulo distribuiu pontos e estabeleceu um grid muito diferente daquele apontado pela classificação. George Russell superou Max Verstappen num duelo de muita categoria e venceu a primeira da Mercedes em 2022, ainda que não tenha sido uma prova de tamanho normal. Russell, assim, sai na dianteira no domingo.

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Muito do resultado morou na estratégia de largada de cada um. Verstappen foi um dos dois pilotos a partir de pneus médios, junto com Nicholas Latifi, enquanto Russell e os outros 17 pilotos preferiram largar de macios. Após ambos passarem Kevin Magnussen, estava claro que a decisão da Mercedes era a correta. Verstappen se defendeu por duas voltas e meia, até que não deu mais. Russell passou e foi para a vitória.

Mas Verstappen não foi o segundo. Os pneus médios eram bem mais lentos em Interlagos, e Carlos Sainz atacou. O ferrarista passou e, na sanha de brigar para recuperar, o campeão de 2022 bateu na traseira da Ferrari. Assim, quebrou a asa dianteira e virou presa fácil para Lewis Hamilton. Sainz e Hamilton foram segundo e terceiro.

Hamilton foi um dos três pilotos que terminou a corrida investigado por alguma infração na largada, assim como Daniel Ricciardo e Guanyu Zhou. Não ficou claro o que aconteceu, mas a direção de prova da FIA resolveu investigar.

Verstappen ficou em quarto, seguido por Sergio Pérez, Charles Leclerc, Lando Norris e Kevin Magnussen, os oito que pontuaram. Sebastian Vettel e Pierre Gasly fecharam o top-10.

Apesar do segundo posto, Sainz tem uma punição no fim de semana por troca de motor de combustão interna e cai para sétimo lugar do grid de largada. Russell e Hamilton formam a segunda fila da Mercedes, seguidos por Verstappen, Pérez, Leclerc, Norris e, aí, sim, Sainz.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Ana Paula Cerveira, André Netto, Evelyn Guimarães, Felipe Leite, Gabriel Curty, Luana Marino, Rodrigo Berton, Pedro Henrique Marum e Victor Martins. No domingo, a largada está marcada para as 15h [de Brasília, GMT-3].

George Russell superou Max Verstappen num duelo apertado (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi a corrida sprint:

Sim, caso alguém não tivesse acreditado no que aconteceu na sexta-feira, a formação do grid aparecia para mostrar que era verdade: Kevin Magnussen era mesmo o pole-position da Fórmula 1. Em São Paulo, a temperatura ambiente era de 22°C, enquanto o asfalto chegava a 35°C.

Magnussen era o pole-position e tinha a companhia de Max Verstappen na primeira fila. George Russell, Lando Norris, Carlos Sainz, Esteban Ocon, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Sergio Pérez e Charles Leclerc formavam o top-10.

A escolha geral de pneus era a dos macios. Apenas dois pilotos decidiram de outra maneira: Verstappen estava de médios, assim como o 16º colocado Latifi.

E até podiam duvidar da capacidade de Magnussen segurar a Haas na liderança até a primeira curva, mas foi precisamente o que aconteceu. O dinamarquês segurou, abriu bem e fez a largada da carreira. Verstappen não conseguiu atacar e tinha mais que se preocupar com Russell.

Na disputa pela sexta colocação, as duas Alpine tiveram breve desentendimento. Alonso atacou, Ocon defendeu, e os dois se tocaram. Alonso chegou a balançar e quase perdeu o carro, mas segurou. Hamilton passou por ele e, logo em seguida, deixou Esteban também para trás.

Mick Schumacher fazia o bom carro da Haas para o Brasil funcionar nas primeiras voltas e ganhava quatro posições: Latifi, Yuki Tsunoda, Guanyu Zhou e Valtteri Bottas. Logo viria a quinta posição: Alonso, que foi aos boxes em seguida. A impressão era que se tratava de uma consequência do toque da largada, mas a transmissão oficial da F1 logo mostrou que Alonso tocou a traseira de Ocon outra vez, quando se aproximava da reta dos boxes.

Max Verstappen não demorou a passar Kevin Magnussen após a largada (Foto: Red Bull Content Pool)

Teve de ir aos boxes e, apesar de ter sido ele a tocar o companheiro, reclamou. “Ele me empurrou na curva quatro e depois conseguiu [bater] na reta. Bom trabalho”, ironizou.

Magnussen largou e manteve a liderança na primeira volta, mas era evidente que não tinha como durar. Verstappen segurou ataques de Russell e tomou a dianteira em seguida, com George vindo na rebarba. Sainz e Hamilton seguiram.

Após seis voltas, a direção de prova avisou que havia visto um certo incidente por conta de infrações nos procedimentos de largada das partes de Ricciardo, Zhou e Hamilton.

A Mercedes estava rápida na pista. Lewis teve a melhor volta da corrida por alguns minutos até que foi superado por Russell, que tentava de tudo e até acusava Verstappen de desrespeitar os limites da pista.

Outros eventos envolvendo companheiros de equipe se manifestaria, além de Ocon-Alonso. Pierre Gasly deixou Ocon, que será parceiro dele na Alpine para trás, enquanto Sebastian Vettel alinhou para tomar o 11º lugar de Lance Stroll. O canadense, porém, moveu-se duas vezes para cima de ‘Seb’ e extremamente tarde, obrigando o tetracampeão a ir com metade do carro para a grama e evitar a batida. No rádio, o tetracampeão foi bem breve em seu comentário: “Ok’, falou. E passou em seguida.

Daí em diante, o que se viu foi uma briga da mais alta estirpe pela vitória da corrida sprint. Russell resolveu atacar de vez na 12ª volta e, com pneus macios, tinha carro mais rápido. Mergulhou de lado, mas Max defendeu. Tentou ajustar a Flecha Prateada visivelmente superior na reta, na curva seguinte e na outra, em tudo que era lugar, mas Verstappen desfilou a impressionante qualidade que tem. Defesas constantes, extremamente difíceis, quase inimaginável para qualquer outro piloto.

Durante algumas voltas, deu certo. Mas era inapelável. Na abertura do 15º de 24 giros, Russell posicionou o carro de maneira a impedir a tração limpa de Max e conseguiu. Talento também havia no carro da Mercedes, e George era o novo líder. No meio disso tudo, a imagem quase perdida: Alex Albon fora da pista e da corrida, enquanto Ocon, provavelmente por conta das colisões com Alonso, perdeu muito de rendimento e despencou.

Alexander Albon abandonou a corrida sprint (Foto: Williams)

Hamilton atacava Sainz pela terceira colocação, mas o piloto da Ferrari conseguiu certo alívio quando se aproximou de Verstappen. O bicampeão estava notadamente na estratégia errada. Diferentemente de Russell, que negociou por duas voltas e meia, Sainz mergulhou de maneira arrojada e tomou a posição de Max. Na ânsia de se recuperar, o campeão vigente bateu na traseira da Ferrari e quebrou um pedaço da asa dianteira da Red Bull. Aí, Hamilton ultrapassou com facilidade após breve resistência.

A FIA decidiu punir Stroll com 10s somados ao resultado da pista por conta do movimento perigoso para cima de Vettel. Logo depois, contudo, o canadense fez algo bem parecido com Mick Schumacher, que escapou. Essa não teve punição, mas os comissários decidiram colocar Hamilton, Ricciardo e Zhou em investigação pela possível infração na largada, algo que não ficou claro na transmissão de TV.

Russell se encaminhou para a vitória. Embora não seja uma corrida oficial, o inglês sentiu o primeiro gostinho de vencer na F1, enquanto a Mercedes lembrou como são as vitórias. Sainz segurou Hamilton e ficou em segundo, mas, punido por conta da troca de motor na sexta-feira, larga em sétimo. A primeira fila é da Mercedes. Verstappen foi terceiro, seguido por Pérez, Leclerc, Norris — estes ganham a posição de Sainz —, Magnussen, Vettel e Gasly.

F1 2022, 21ª etapa, GP de São Paulo, Corrida Sprint, Grid de Largada (com punição a Alonso):

1G RUSSELLMercedes24 voltas 
2L HAMILTONMercedes+ 4.492 
3M VERSTAPPENRed Bull RBPT+ 10.494 
4S PÉREZRed Bull RBPT+ 11.855 
5C LECLERCFerrari+ 13.133 
6L NORRISMcLaren Mercedes+ 25.624 
7C SAINZFerrari+ 3.995P + 5
8K MAGNUSSENHaas Ferrari+ 28.768 
9S VETTELAston Martin Mercedes+ 30.218 
10P GASLYAlphaTauri RBPT+ 34.170 
11D RICCIARDOMcLaren Mercedes+ 39.395 
12M SCHUMACHERHaas Ferrari+ 41.159 
13G ZHOUAlfa Romeo Ferrari+ 41.763 
14V BOTTASAlfa Romeo Ferrari+ 42.338 
15Y TSUNODAAlphaTauri RBPT+ 50.306 
16L STROLLAston Martin Mercedes+ 50.700+ 10s
17E OCONAlpine+ 51.756 
18F ALONSOAlpine+ 53.985+ 5s
19N LATIFIWilliams Mercedes+ 1:16.850 
20A ALBONWilliams Mercedes  
Paddockast #173: O que ainda está em jogo no GP de São Paulo da F1 2022?
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