Mesmos 24 GPs, início na Austrália e São Paulo dentro: F1 anuncia calendário para 2025

A Fórmula 1 conseguiu aprovação do Conselho Mundial da FIA e anunciou o calendário para a temporada 2025, 75ª da história da categoria

A Fórmula 1 anunciou, na manhã desta sexta-feira (12), o calendário para a temporada 2025. O campeonato marcará a 75ª jornada da história da categoria, que, para isso, mudou pouco em relação a 2024. Assim, a F1 manteve as 24 corridas atuais e reorganizou algumas datas. O GP da Austrália, por exemplo, volta a receber a abertura pela primeira vez desde 2019.

O GP da Austrália se tornou posto tradicional entre a segunda metade dos anos 1990, desde que a corrida se mudou de Adelaide para Melbourne, até 2019, mas perdeu o posto para o Bahrein no pós-pandemia. Em 2025, entretanto, é novamente o Albert Park o local da sede da estreia do campeonato, entre os dias 12 e 16 de março.

O motivo da mudança na ordem das datas iniciais, com a Austrália saltando para frente de Bahrein e Arábia Saudita, é o calendário do Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos. No ano que vem, o Ramadã irá atravessar o mês de março e, por isso, a F1 deixar as duas provas para abril.

Por essa decisão, China e Japão também ultrapassam os dois países e realizam, respectivamente, a segunda e terceira etapa do campeonato. O GP da China será já na semana exatamente seguinte ao evento australiano, enquanto o Japão acontece no primeiro fim de semana de abril. Em teoria, a prova japonesa não precisava passar Bahrein e Arábia Saudita, mas a F1 escolheu manter assim para que o calendário não fizesse um zigue-zague entre Extremo Oriente e Oriente Médio.

Albert Park volta a sediar começo do campeonato da F1 (Foto: Haas)

A partir daí, as semelhanças com 2024 se estabelecem. Miami recebe a F1 no primeiro fim de semana de maio, antes do campeonato saltar para a Europa e correr na Emília-Romanha e em Mônaco. No ano que vem, porém, o último GP da Espanha em Barcelona está marcado para antes do Canadá, diferente de 2024. E com um adendo: Emília-Romanha em Ímola, Mônaco e Barcelona formam uma rodada tripla, com as corridas em semanas consecutivas.

Áustria e Inglaterra vêm na sequência, com a Bélgica passando na frente da Hungria. Após Budapeste vem o recesso de meio de temporada, no verão europeu. O campeonato para do dia 3 de agosto até o fim de semana de 29 a 31 de agosto, quando retorna nos Países Baixos e viaja à Itália, encerrando a perna na Europa Central em 7 de setembro.

Em seguida, o campeonato se move para leste e corre no Azerbaijão, ainda em setembro, e Singapura, já em outubro, antes de rumar às Américas. Os GPs dos EUA, em Austin, e da Cidade do México encerram outubro, enquanto o GP de São Paulo, em Interlagos, está marcado para os dias 7 a 9 de novembro.

Las Vegas aparece na sequência e abre mais uma rodada tripla, esta para encerrar o campeonato. Se a terceira prova nos EUA acontece no fim de semana de 22 de novembro, o Catar vem logo no dia 30. Por fim, Abu Dhabi, entre 5 e 7 de dezembro, encerra o campeonato.

São Paulo e Interlagos ficam no calendário da F1 (Foto: João Pedro Nascimento/GRANDE PRÊMIO)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“2025 será um ano especial, pois celebramos o 75º aniversário da Fórmula 1”, disse Stefano Domenicali, CEO da categoria. “E é esse legado e essa experiência que nos permitem entregar um calendário tão forte. Mais uma vez, visitaremos 24 lugares incríveis ao redor do mundo, entregando corridas de alto nível, hospitalidade e entretenimento que serão aproveitados por milhões de fãs mundo afora”, afirmou.

“Somos gratos à FIA, aos promotores, às cidades parceiras e todas as federações por seu compromisso e apoio em entregar essa programação e garantir o que promete ser mais um ano fantástico para a Fórmula 1. Também gostaria de agradecer a nossas equipes e pilotos, os heróis de nosso esporte, e aos fãs ao redor do mundo por continuarem seguindo a Fórmula 1 com esse entusiasmo incrível”, completou.

“O calendário da Fórmula 1 2025, aprovado pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor, é uma ilustração maior de nossa missão coletiva de alcançar objetivos de sustentabilidade através da regionalização dos eventos”, disse Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA. “Com foco na estabilidade geral da Fórmula 1, também compartilhamos uma obrigação com o meio ambiente e com a saúde e o bem-estar dos funcionários”, pontuou.

“A FOM [Formula One Management], sob direção de Stefano Domenicali, produziu um calendário que alcança uma boa mistura de circuitos tradicionais e locais modernos. Agradecemos a nossos anfitriões, aos organizadores locais e aos milhares de voluntários da FIA por seus esforços incansáveis em fazerem a Fórmula 1 um espetáculo de audiência global, enquanto nos preparamos para celebrar os 75 anos do esporte no ano que vem”, finalizou.

Confira o calendário 2025 da Fórmula 1:

EVENTOETAPALOCALDATA
1GP DA AUSTRÁLIAMELBOURNE14-16 de março
2GP DA CHINAXANGAI21-23 de março
3GP DO JAPÃOSUZUKA04-06 de abril
4GP DO BAHREINSAKHIR11-13 de abril
5GP DA ARÁBIA SAUDITAJEDÁ18-20 de abril
6GP DE MIAMIMIAMI02-04 de maio
7GP DA EMÍLIA-ROMANHAÍMOLA16-18 de maio
8GP DE MÔNACOMONTE CARLO23-25 de maio
9GP DA ESPANHABARCELONA30 de maio – 2 de junho
10GP DO CANADÁMONTREAL13-15 de junho
11GP DA ÁUSTRIARED BULL RING27-29 de junho
12GP DA INGLATERRASILVERSTONE04-06 de julho
13GP DA BÉLGICASPA-FRANCORCHAMPS25-27 de julho
14GP DA HUNGRIAHUNGARORING01-03 de agosto
15GP DOS PAÍSES BAIXOSZANDVOORT29-31 de agosto
16GP DA ITÁLIAMONZA05-07 de setembro
17GP DO AZERBAIJÃOBAKU19-21 de setembro
18GP DE SINGAPURAMARINA BAY03-05 de outubro
19GP DOS ESTADOS UNIDOSAUSTIN17-19 de outubro
20GP DO MÉXICOCIDADE DO MÉXICO24-26 de outubro
21GP DE SÃO PAULOINTERLAGOS07-09 de novembro
22GP DE LAS VEGASLAS VEGAS20-22 de novembro
23GP DO CATARLOSAIL28-30 de novembro
24GP DE ABU DHABIYAS MARINA05-07 de dezembro
MERCEDES DIZ ADEUS À F1 2024! INCOMODAR RED BULL? SÓ NO FUTURO | TTGP #131
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.