Russell admite surpresa com liderança da Mercedes no TL2 de Miami: “Não entendemos”

George Russell terminou segundo treino livre do GP de Miami com a primeira posição e não soube precisar como a Mercedes ganhou terreno, apesar de apontar a temperatura do asfalto como um fator importante

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: TREINOS LIVRES GP DE MIAMI DE F1 | Briefing

George Russell completou um ótimo primeiro dia para a Mercedes no segundo treino livre do GP de Miami, com a liderança da sessão após o segundo lugar no TL1 desta sexta-feira (06). Com Max Verstappen fora da atividade devido a — mais — uma quebra da Red Bull, o britânico da Mercedes superou Charles Leclerc e Sergio Pérez com 1min29s938. Após a sessão, o #63 admitiu que não sabia explicar o salto de rendimento do carro alemão — apesar de já esperar uma melhora.

“Nós realmente não entendemos porque meio que atingimos o chão correndo [expressão para obter resultados rapidamente]”, disse. “Sempre soubemos que as condições desse final de semana seriam melhores para nós porque tivemos problemas para aquecer os pneus, até mesmo no Bahrein, onde a pista é quente”, explicou.

Russell prosseguiu sua explicação, salientando que o calor de Miami foi peça fundamental para a velocidade que a Mercedes atingiu — afinal, um dos maiores problemas do W13 é a dificuldade em aquecer seus compostos. Além disso, a Mercedes trouxe algumas alterações no monoposto para os Estados Unidos, como uma asa dianteira modificada e uma asa traseira menor.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Russell saiu feliz com o desempenho da Mercedes no primeiro dia do GP de Miami (Foto: Mercedes)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Mas essa é a primeira corrida realmente quente da temporada, então esse [a temperatura do asfalto] foi um grande fator”, opinou. “O carro está bom, mas é apenas sexta-feira — então não vou me deixar levar”, ressaltou.

“Quando eu saí do TL1, fui direto para o escritório dos comissários por causa do incidente do pit-lane com o [Esteban] Ocon, e então no TL2 eu estava trabalhando com meus engenheiros para maximizar a configuração”, salientou. “Definitivamente foi um dia produtivo para nós, provavelmente a melhor sexta que tivemos”, comemorou.

O piloto prefere manter a cautela ao considerar que a melhora se dá pelas características de Miami, mas indicou que a equipe consegue configurar o carro para ficar mais baixo sem causar tantos quiques como antes.

“Acho que sabemos que [o quique] sempre vai estar lá, mas talvez esteja funcionando mais baixo comparado ao que estávamos antes”, admitiu. “Mas naquela saída com tanque cheio, eu estava sentido e não parecia ter melhorado. Se conseguirmos fazer isso com o carro mais próximo ao chão, teremos a recompensa”, destacou.

“Como eu disse, você geralmente tem corridas que vão ao seu favor”, repetiu. “E algumas que vão contra você. Acho que Ímola obviamente não era um circuito forte para a gente, mas até agora, pelo que pudemos ver, o carro está funcionando bem em Miami”, encerrou.

O final de semana do primeiro GP de Miami da história da Fórmula 1 continua neste sábado, com o terceiro e último treino livre a partir de 14h e a classificação às 17h (ambos no horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Miami AO VIVO E EM TEMPO REAL

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.