Russell anima Mercedes e lidera TL2 do GP de Miami de F1. Verstappen tem problema
O segundo treino livre da Fórmula 1 em Miami, no fim da tarde desta sexta-feira (6), terminou com George Russell como o mais rápido do dia
A chuva que se tratou como possibilidade, não passou nem perto de aparecer em Miami Gardens, região da cidade de Miami onde a Fórmula 1 corre nesta semana. No fim da tarde desta sexta-feira (6), com muito calor na pista, a Mercedes reforçou a impressão do primeiro treino livre e mostrou uma promessa de crescimento ao terminar na liderança com George Russell, o mais veloz do dia.
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Pista de rua veloz e extravagância: o que a F1 encontra na estreia em Miami
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A Mercedes tinha mostrado um sinal de vida no treino inicial, mas, com pneus macios contra Charles Leclerc, levou a melhor. Russell foi mais veloz e terminou com 1min29s938 – 0s106 melhor que Leclerc, o segundo colocado.
A Ferrari saiu com mais um motivo para se lamentar. Novamente, como tem acontecido nas últimas corridas com frequência impressionante, Carlos Sainz escapou sozinho na curva 14, rodou e bateu no muro. A bandeira vermelha apareceu. O espanhol era líder e o treino tinha somente 15 minutos, mas, para ele, era só o que teria.
Não foi o único entre os donos de melhores carros a ter problema. Max Verstappen viu uma dificuldade de cunho hidráulico logo após a bandeira verde reaparecer: o carro #1 passou a soltar fumaça e fogo pela traseira. O holandês avisou à Red Bull que “não conseguia virar” o bólido e teve de ir aos boxes sem marcar tempo algum.
No fim das contas, Russell e Leclerc abriram um top-10 que terminou com Sergio Pérez, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Lando Norris, Pierre Gasly, Guanyu Zhou, Esteban Ocon e Kevin Magnussen.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Miami AO VIVO E EM TEMPO REAL. No sábado, o dia começa com o TL3, marcado para as 14h (de Brasília, GMT-3). A classificação começa às 17h.
Confira como foi o TL2:
Depois do acidente na metade do treino livre realizado mais cedo, Valtteri Bottas estava em apuros quando o relógio apontou as 18h30 nos relógios de Brasília [17h30 em Miami]. A Alfa Romeo mexia no carro no #77, que teve danos consideráveis na traseira, e seguiria nos boxes por tempo indeterminado. Além disso, a Red Bull resolveu trocar o câmbio de Max Verstappen depois da relada no muro no começo do treino anterior.
O primeiro a sair da garagem foi Nicholas Latifi, que foi cerca de incríveis 3s5 mais lento que o companheiro Alexander Albon no TL1. E foi o tailandês o primeiro a deslizar e escapar da pista no TL2. Como o traçado não é permanente e nunca foi utilizado para carros assim, a situação da aderência ainda era crítica no primeiro dia de uso.
Diferentemente do treino anterior, todas as equipes resolveram tomar a pista de pneus médios no começo da sessão. Assim, a Ferrari tomou pulso das ações rapidamente: Carlos Sainz e Charles Leclerc começaram a trocar voltas mais rápidas até que o espanhol fez 1min30s964 para baixar da casa de 1min31s pela primeira vez no fim de semana.
Sergio Pérez se colocaria entre os dois, mas logo antes escapou na curva sete – mesma em que Bottas bateu mais cedo. Enquanto isso, um pedaço da carroceria da Haas de Kevin Magnussen se soltou e caiu na pista.
O problema mais sério vinha na sequência. Com 15 minutos de treino, Sainz, de novo ele, rodou após perder a traseira da curva 14 e foi direto no muro. Uma pancada razoável que terminou com o dia do espanhol, encurtou a quilometragem da Ferrari e ainda causou bandeira vermelha. É mais um acidente de Carlos, que vem vivendo às voltas com eles na temporada.
A bandeira vermelha tirou muito tempo de pista. Foram quase 15 minutos até que, com 31 pela frente, bandeira verde. Assim que voltou, problemas para Verstappen. O carro #1 começou a soltar fumaça e até fogo na parte traseira. Lento na pista, Verstappen tentava abrir caminho para quem vinha atrás, mas tinha muitas dificuldades com o volante – e Lance Stroll quase colidiu com o bólido do campeão. “Não consigo virar”, dizia no rádio. Questão importante para o restante do fim de semana. Assim, permanecia sem tempo cronometrado, assim como Bottas.
Leclerc seguiu com a Ferrari andando bem e apareceu na dianteira da tabela com 1min30s044 na primeira volta de pneus macios. A surpresa veio na sequência: George Russell, numa Mercedes que mostra reação no traçado dos Estados Unidos, foi o primeiro a baixa da casa de 1min30s: fez 1min29s938.
Após 40 minutos de treino – e pouco menos de 30 minutos de pista -, Russell era o líder. Leclerc, Pérez, Hamilton, Fernando Alonso, Lando Norris, Pierre Gasly, Guanyu Zhou, Esteban Ocon e Magnussen fechavam o top-10.
Alonso se irritou com Leclerc e chamou o líder do campeonato de “idiota”. Não gostou de encontrar o monegasco lento no fim da reta. Em seguida, algo de certa maneira parecido aconteceu entre Sebastian Vettel e Russell. O tetracampeão estava em volta rápida e teve de parar quando pegou o tráfego do piloto da Mercedes. O detalhe foi que Russell estava apenas em volta de aquecimento.
E um pouco depois, houve mais problema. Latifi encostou o carro perto da agulha após perceber problemas na Williams e avisou à equipe: não dava para guiar o FW44. Era melhor recolher e encerrar o dia a arriscar um acidente. Nova bandeira vermelha, pois.
Na retomada do treino, as equipes basicamente abdicaram de voltas mais fortes. Leclerc apareceu de pneus médios, praticamente garantindo que Russell seria mesmo o mais rápido do dia. E assim foi. Antes do fim, Magnussen ainda rodou sozinho e Vettel sambou bastante na pista. Mas nada grave. Liderança de Russell e da Mercedes, viva em Miami.
Fórmula 1 2022, GP de Miami, TL2:
1 | G RUSSELL | Mercedes | 1:29.938 | ||
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:30.044 | +0.106 | |
3 | S PÉREZ | Red Bull RBPT | 1:30.150 | +0.212 | |
4 | L HAMILTON | Mercedes | 1:30.179 | +0.241 | |
5 | F ALONSO | Alpine | 1:30.372 | +0.434 | |
6 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:30.535 | +0.597 | |
7 | P GASLY | AlphaTauri RBPT | 1:30.547 | +0.609 | |
8 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:30.860 | +0.922 | |
9 | E OCON | Alpine | 1:30.861 | +0.923 | |
10 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:30.921 | +0.983 | |
11 | C SAINZ | Ferrari | 1:30.964 | +1.026 | |
12 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:31.208 | +1.270 | |
13 | Y TSUNODA | AlphaTauri RBPT | 1:31.260 | +1.322 | |
14 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:31.393 | +1.455 | |
15 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:31.587 | +1.649 | |
16 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:31.631 | +1.693 | |
17 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:31.710 | +1.772 | |
18 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:32.913 | +2.975 | |
19 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT | NC | ||
20 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | NC |