Russell anima Mercedes e lidera TL2 do GP de Miami de F1. Verstappen tem problema

O segundo treino livre da Fórmula 1 em Miami, no fim da tarde desta sexta-feira (6), terminou com George Russell como o mais rápido do dia

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA EM MIAMI | Briefing

A chuva que se tratou como possibilidade, não passou nem perto de aparecer em Miami Gardens, região da cidade de Miami onde a Fórmula 1 corre nesta semana. No fim da tarde desta sexta-feira (6), com muito calor na pista, a Mercedes reforçou a impressão do primeiro treino livre e mostrou uma promessa de crescimento ao terminar na liderança com George Russell, o mais veloz do dia.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Pista de rua veloz e extravagância: o que a F1 encontra na estreia em Miami

A Mercedes tinha mostrado um sinal de vida no treino inicial, mas, com pneus macios contra Charles Leclerc, levou a melhor. Russell foi mais veloz e terminou com 1min29s938 – 0s106 melhor que Leclerc, o segundo colocado.

A Ferrari saiu com mais um motivo para se lamentar. Novamente, como tem acontecido nas últimas corridas com frequência impressionante, Carlos Sainz escapou sozinho na curva 14, rodou e bateu no muro. A bandeira vermelha apareceu. O espanhol era líder e o treino tinha somente 15 minutos, mas, para ele, era só o que teria.

Não foi o único entre os donos de melhores carros a ter problema. Max Verstappen viu uma dificuldade de cunho hidráulico logo após a bandeira verde reaparecer: o carro #1 passou a soltar fumaça e fogo pela traseira. O holandês avisou à Red Bull que “não conseguia virar” o bólido e teve de ir aos boxes sem marcar tempo algum.

No fim das contas, Russell e Leclerc abriram um top-10 que terminou com Sergio Pérez, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Lando Norris, Pierre Gasly, Guanyu Zhou, Esteban Ocon e Kevin Magnussen.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Miami AO VIVO E EM TEMPO REAL. No sábado, o dia começa com o TL3, marcado para as 14h (de Brasília, GMT-3). A classificação começa às 17h.

George Russell começou a recuperação da Mercedes (Foto: Mercedes)
Paddockast #146: O que significa para a F1 ter Audi e Porsche em 2026?

Confira como foi o TL2:

Depois do acidente na metade do treino livre realizado mais cedo, Valtteri Bottas estava em apuros quando o relógio apontou as 18h30 nos relógios de Brasília [17h30 em Miami]. A Alfa Romeo mexia no carro no #77, que teve danos consideráveis na traseira, e seguiria nos boxes por tempo indeterminado. Além disso, a Red Bull resolveu trocar o câmbio de Max Verstappen depois da relada no muro no começo do treino anterior.

O primeiro a sair da garagem foi Nicholas Latifi, que foi cerca de incríveis 3s5 mais lento que o companheiro Alexander Albon no TL1. E foi o tailandês o primeiro a deslizar e escapar da pista no TL2. Como o traçado não é permanente e nunca foi utilizado para carros assim, a situação da aderência ainda era crítica no primeiro dia de uso.

Diferentemente do treino anterior, todas as equipes resolveram tomar a pista de pneus médios no começo da sessão. Assim, a Ferrari tomou pulso das ações rapidamente: Carlos Sainz e Charles Leclerc começaram a trocar voltas mais rápidas até que o espanhol fez 1min30s964 para baixar da casa de 1min31s pela primeira vez no fim de semana.

O acidente de Carlos Sainz no TL2 em Miami (Vídeo: F1 TV)

Sergio Pérez se colocaria entre os dois, mas logo antes escapou na curva sete – mesma em que Bottas bateu mais cedo. Enquanto isso, um pedaço da carroceria da Haas de Kevin Magnussen se soltou e caiu na pista.

O problema mais sério vinha na sequência. Com 15 minutos de treino, Sainz, de novo ele, rodou após perder a traseira da curva 14 e foi direto no muro. Uma pancada razoável que terminou com o dia do espanhol, encurtou a quilometragem da Ferrari e ainda causou bandeira vermelha. É mais um acidente de Carlos, que vem vivendo às voltas com eles na temporada.

A bandeira vermelha tirou muito tempo de pista. Foram quase 15 minutos até que, com 31 pela frente, bandeira verde. Assim que voltou, problemas para Verstappen. O carro #1 começou a soltar fumaça e até fogo na parte traseira. Lento na pista, Verstappen tentava abrir caminho para quem vinha atrás, mas tinha muitas dificuldades com o volante – e Lance Stroll quase colidiu com o bólido do campeão. “Não consigo virar”, dizia no rádio. Questão importante para o restante do fim de semana. Assim, permanecia sem tempo cronometrado, assim como Bottas.

Carro de Verstappen chegou a pegar fogo em Miami (Foto: Reprodução)

Leclerc seguiu com a Ferrari andando bem e apareceu na dianteira da tabela com 1min30s044 na primeira volta de pneus macios. A surpresa veio na sequência: George Russell, numa Mercedes que mostra reação no traçado dos Estados Unidos, foi o primeiro a baixa da casa de 1min30s: fez 1min29s938.

Após 40 minutos de treino – e pouco menos de 30 minutos de pista -, Russell era o líder. Leclerc, Pérez, Hamilton, Fernando Alonso, Lando Norris, Pierre Gasly, Guanyu Zhou, Esteban Ocon e Magnussen fechavam o top-10.

Alonso se irritou com Leclerc e chamou o líder do campeonato de “idiota”. Não gostou de encontrar o monegasco lento no fim da reta. Em seguida, algo de certa maneira parecido aconteceu entre Sebastian Vettel e Russell. O tetracampeão estava em volta rápida e teve de parar quando pegou o tráfego do piloto da Mercedes. O detalhe foi que Russell estava apenas em volta de aquecimento.

Nicholas Latifi parou na pista (Foto: Reprodução)

E um pouco depois, houve mais problema. Latifi encostou o carro perto da agulha após perceber problemas na Williams e avisou à equipe: não dava para guiar o FW44. Era melhor recolher e encerrar o dia a arriscar um acidente. Nova bandeira vermelha, pois.

Na retomada do treino, as equipes basicamente abdicaram de voltas mais fortes. Leclerc apareceu de pneus médios, praticamente garantindo que Russell seria mesmo o mais rápido do dia. E assim foi. Antes do fim, Magnussen ainda rodou sozinho e Vettel sambou bastante na pista. Mas nada grave. Liderança de Russell e da Mercedes, viva em Miami.

Fórmula 1 2022, GP de Miami, TL2:

1G RUSSELLMercedes1:29.938  
2C LECLERCFerrari1:30.044+0.106 
3S PÉREZRed Bull RBPT1:30.150+0.212 
4L HAMILTONMercedes1:30.179+0.241 
5F ALONSOAlpine1:30.372+0.434 
6L NORRISMcLaren Mercedes1:30.535+0.597 
7P GASLYAlphaTauri RBPT1:30.547+0.609 
8G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:30.860+0.922 
9E OCONAlpine1:30.861+0.923 
10K MAGNUSSENHaas Ferrari1:30.921+0.983 
11C SAINZFerrari1:30.964+1.026 
12D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:31.208+1.270 
13Y TSUNODAAlphaTauri RBPT1:31.260+1.322 
14S VETTELAston Martin Mercedes1:31.393+1.455 
15M SCHUMACHERHaas Ferrari1:31.587+1.649 
16L STROLLAston Martin Mercedes1:31.631+1.693 
17A ALBONWilliams Mercedes1:31.710+1.772 
18N LATIFIWilliams Mercedes1:32.913+2.975 
19M VERSTAPPENRed Bull RBPTNC  
20V BOTTASAlfa Romeo FerrariNC  
ALFA ROMEO É XODÓ DA FÓRMULA 1 NO COMEÇO DE 2022. MAS POR QUÊ?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.