Russell vê esporte “dominado por homens brancos” e destaca importância da F1 Academy

Para George Russell, a importância de ter mulheres no esporte a motor não diz respeito apenas à pilotagem, mas também a cargos de engenharia e projeção. Além disso, britânico destacou animação de voltar ao Brasil pela primeira vez após vitória em 2022

Em evento realizado na cidade de São Paulo para promover a etapa da Fórmula 1 no Brasil, prevista para o próximo fim de semana, George Russell destacou a importância das oportunidades dadas pela F1 Academy a mulheres que queiram seguir carreira no esporte. Segundo o inglês da Mercedes, o automobilismo não precisa apenas de novos talentos dentro dos carros, mas também em cargos técnicos — e a categoria exclusivamente feminina é vital para que essas novas profissionais surjam.

“Acho que a F1 Academy está embarcando em um ótimo momento. Não precisamos apenas de pilotas para a Fórmula 1, mas também para cargos na engenharia, na projeção [dos carros]. Acho que este é um grande momento para isso, há tanto talento e conhecimento lá fora. Precisamos ter o máximo possível disso”, destacou.

Russell fez questão de ressaltar que o automobilismo carrega a imagem de um esporte elitista, o que faz com que as jovens nem sempre sintam que pertencem ao ambiente. Segundo o britânico, que elogiou o trabalho de inclusão feito por Lewis Hamilton nos últimos anos, isso precisa mudar.

“O esporte a motor sempre foi visto como uma área dominada por homens brancos”, admitiu. “E Lewis [Hamilton], é claro, tem tentado mudar essa imagem por meio do aumento da diversidade”, apontou.

A Mercedes realizou um evento pré-GP de São Paulo com Russell e Hamilton (Foto: Rodrigo Berton)

“Precisamos ver mais jovens mulheres recebendo oportunidades, e não sentindo que não pertencem a um ‘esporte de homens’. Temos a chance de fazer isso. Estamos vivendo um grande momento, e acho que é só o início. Mas é animador”, afirmou.

Essa, inclusive, é a primeira visita de Russell ao Brasil desde o GP de São Paulo de 2022, quando o britânico foi às lágrimas ao conquistar sua primeira vitória na Fórmula 1. O piloto da Mercedes elogiou o carinho recebido do povo brasileiro e se disse animado para o início do fim de semana, o último com corrida sprint em 2023.

“Estou animado por voltar ao Brasil. No ano passado, consegui minha primeira vitória na Fórmula 1, foi um resultado incrível. É sempre animador voltar a Interlagos. Em todas as vezes que estive lá, vi a paixão do povo brasileiro pela Fórmula 1. Então, estou ansioso pelo início do fim de semana”, finalizou.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 3 e 5 de novembro, com o GP de São Pauloem InterlagosO GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ e com equipe cheia.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.