Russell e Verstappen protagonizam 1º empate na pole desde GP da Europa de 1997

George Russell e Max Verstappen viraram exatamente o mesmo tempo no Q3 do GP do Canadá: 1min12s000. Foi o segundo empate da história da F1 por uma pole, depois do lendário empate triplo da etapa final da temporada de 1997, em Jerez

A F1 viveu um momento histórico com George Russell e Max Verstappen neste sábado (8), no GP do Canadá. Foi apenas a segunda vez na história da categoria que houve um empate na briga pela pole, desde que o sistema com três casas decimais foi adotado para aferir os tempos dos pilotos na classificação.

Russell e Verstappen viraram exatamente o mesmo tempo: 1min12s000 e, por muito pouco, não foram acompanhados na dança por Lando Norris, que larga em terceiro após cravar 1min12s021, ou seja, apenas 0s02 mais lento que os pilotos que dividem a primeira fila em Montreal.

Assim, a F1 esteve a 0s02 de repetir o outro empate pela pole que a categoria já registrou: o histórico empate triplo do GP da Europa de 1997, em Jerez, a etapa final daquela temporada acirrada que acabou com o título de Jacques Villeneuve.

Na briga pela pole daquela corrida na Espanha, Villeneuve foi quem ficou com a pole, mas Michael Schumacher, então rival na briga pelo título, e Heinz-Harald Frentzen, companheiro do canadense na Williams, também viraram 1min21s072.

Schumacher, Villeneuve e Frentzen: empatados nos milésimos em Jerez (Foto: Reprodução/F1)

O GP da Europa teve vitória de Mika Häkkinen, em dobradinha da McLaren com David Coulthard. Villeneuve sobreviveu a uma colisão com Schumacher e foi ao pódio, sagrando-se campeão da F1. O alemão acabou desclassificado da temporada toda.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Canadá de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (9), a largada acontece às 15h. 

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.