Russell diz que Mercedes vive “ponto mais inconsistente” dos últimos anos na Fórmula 1

Em coletiva acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO em Interlagos, George Russell explicou que, hoje, o carro da Mercedes perde performance entre uma volta e outra

Apesar das vitórias conquistadas nesta temporada, a Mercedes vive o momento de maior inconsistência dos últimos anos na Fórmula 1, na opinião de George Russell. O piloto reconheceu a melhora do carro em relação ao complicado W13, mas explicou que, hoje, a diferença de performance do W15 varia inexplicavelmente entre uma volta e outra.

A Mercedes se perdeu completamente na F1 desde a chegada do atual regulamento, em vigor desde 2022. O time apostou em um conceito inovador ao levar para as pistas um carro com sidepods quase nulos — o famigerado zeropod —, só que além de não ter obtido o desempenho almejado, sofreu bastante com o porpoising, que é decorrente do efeito-solo.

Desde então, passou a enfrentar uma batalha semanal em busca de atualizações que a levassem de volta ao topo. Depois de abandonar o zeropod, aos poucos eliminou o sufoco dos quiques, porém ainda peca quando o assunto é regularidade. Depois das férias, imaginou-se que as Flechas de Prata fossem buscar a McLaren no Mundial, porém aconteceu o contrário.

Durante a passagem da F1 por Interlagos, no último fim de semana, Russell explicou as pequenas mudanças levadas pela Mercedes ao carro — que, na verdade, trataram-se de consertar o assoalho danificado no México. Depois, ao ser questionado se a sequência pós-férias representava a pior fase da Mercedes, ponderou.

George Russell reclamou da inconsistência do carro da Mercedes (Foto: Mercedes)

“Creio que em 2022, na era do porpoising, as coisas eram bem mais desagradáveis, sem dúvida”, começou George, em coletiva acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO. “Era muito mais rápido chegar ao limite do carro, porque ficávamos literalmente quicando a cada curva. Sabíamos que te machucaria”, continuou.

“Neste carro atual, nada vai te machucar, é possível fazer uma ótima volta, mas, na volta seguinte, quando parece que nada mudou, você perdeu toda aquela performance. É talvez o ponto mais inconsistente em que nossa equipe esteve em qualquer momento”, admitiu.

No GP de São Paulo, a Mercedes viveu situações bem distintas com Russell e Lewis Hamilton. Enquanto o #63 chegou a vislumbrar a vitória ao liderar a corrida antes da primeira rodada de pit-stops, o heptacampeão disse que fez uma “corrida bosta” e não quis falar sobre o carro.

Agora, a Fórmula 1 faz uma pausa de duas semanas e retorna entre os dias 21 e 24 de novembro para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto acerta com Sauber/Audi e garante entrada no grid da F1 em 2025

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.