Russell responde e coloca Mercedes na liderança do TL2 do GP dos Países Baixos de F1

Sem chuva, mas ainda com vento, o segundo treino livre do GP dos Países Baixos teve compensação da pouca quilometragem do treino anterior. Quem levou a melhor foi George Russell

Sob condições mais normais de tempo, ao menos sem chuva e pista molhada, equipes e pilotos foram à pista para o segundo treino livre do GP dos Países Baixos de Fórmula 1, nesta sexta-feira (23). Uma vez mais deu para notar que ao menos três equipes contam com ritmos bastante fortes: McLaren, Mercedes e Red Bull, ainda que a última esteja um pouco atrás. George Russell foi o mais rápido e colocou a Mercedes na liderança.

Russell cravou 1min10s702 segundos antes do treino alcançar a marca de 30 minutos e não foi mais superado. Oscar Piastri ficou somente 0s061 atrás, com Lewis Hamilton e Lando Norris logo na sequência. É verdade que Max Verstappen foi somente o quinto, mas terminou na mesma toada que Norris e somente 0s2 atrás de Russell. Dá para dizer que há uma briga forte das três equipes.

No caso da Ferrari, a situação foi mais difícil. Carlos Sainz teve problemas de câmbio e não chegou a fazer 20 minutos de treino, enquanto Charles Leclerc, que testou o pneu macio pela primeira vez no fim de semana, terminou bem longe dos rivais mais óbvios: foi o nono. Fernando Alonso, Yuki Tsunoda e Kevin Magnussen ainda terminaram na frente dele, ao passo que Alexander Albon fechou o top-10. Sergio Pérez ficou no 12º lugar. Nico Hülkenberg ainda provocou uma bandeira vermelha após 19 minutos, ao escapar na curva um e parar na barreira de pneus.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (24), o TL3 abre o dia às 6h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort a partir das 10h.

George Russell terminou sexta-feira em vantagem (Foto: Mercedes)

Confira como foi o TL2 do GP dos Países Baixos:

O primeiro treino livre do fim de semana em Zandvoort serviu para tirar a poeira, mas era hora da segunda sessão na pista neerlandesa. A situação era dramaticamente diferente no que dizia respeito ao tempo: sem chuva e até algum sol se lançava sobre o traçado. Os ventos ainda eram bastante acima do normal, enquanto a temperatura do asfalto passava dos 30°C por bem quase nada.

Nas condições de horas antes, com a pista melhorando ao longo dos 60 minutos, Lando Norris colocou a McLaren em vantagem, mas as quatro primeiras posições foram divididas nas quatro principais equipes do grid: Max Verstappen em segundo com a Red Bull, Lewis Hamilton em terceiro com a Mercedes e Carlos Sainz em quarto com a Ferrari.

Como a primeira metade do TL1 foi quase que inútil, sem quilometragem acumulada, as coisas seriam bastante movimentadas no TL2. Assim que o relógio permitiu, fila para sair do pit-lane. Pierre Gasly foi o primeiro no traçado. Mas o primeiro problema veio com Oscar Piastri, que avisou no rádio da McLaren que não conseguia enxergar direito através do capacete e teve de parar para mexer nas viseiras.

Batida Nico Hülkenberg no TL2 do GP dos Países Baixos (Vídeo: Reprodução/Clutch Direct)

Verstappen foi quem assumiu a dianteira na primeira rodada de voltas, mas nada muito impressionante ainda. Logo em seguida, as primeiras escapadas. Sergio Pérez foi direto na curva um, enquanto George Russell passou pelo cascalho da curva oito após travar pneus. Até Verstappen relatava ter “perdido a traseira na curva sete”, mas evitou maiores problemas. Coisas da ventania maluca em Zandvoort.

Enquanto isso, Hamilton fazia o W15 roncar e colocava a Mercedes na liderança ao anotar 1min11s833, melhor tempo de volta do dia. E isso de pneus médios, como a grande maioria dos pilotos apostava em fazer – ninguém tinha usado os macios.

Mas, aí, com 19 minutos de treino, bandeira vermelha e interrupção. Veio quando Nico Hülkenberg, que escapara três vezes da pista no TL1, viu a traseira do carro da Haas travar no meio da curva um, rodou e parou na barreira de pneus. Sem contato forte, mas com algum contato. “Não sei o que aconteceu ali, a traseira parou sozinha”, relatou no rádio ao que parecia um problema no sistema de frenagem.

Após mais ou menos cinco minutos de bandeira vermelha, atividade retomada com ainda 37 minutos pela frente. Conforme os carros viajavam pela pista nos minutos seguintes, outra baixa no grid: Sainz tinha problemas no câmbio e sairia do TL2. Assim, somente 18 carros apareceriam na pista na segunda metade da atividade.

Carlos Sainz teve problemas no câmbio e abandonou o TL2 (Foto: Ferrari)

Norris aproveitou para virar o primeiro tempo na casa de 1min10s, mas foi superado por Piastri instantes depois. O giro do australiano era de 1min10s763, 0s198 melhor que o companheiro. Na marca de metade da atividade, porém, uma surpresa. Russell conseguiu acelerar o passo e virar 1min10s702. Russell liderava e via Piastri em segundo, com Hamilton, Norris, Verstappen, Yuki Tsunoda, Fernando Alonso, Kevin Magnussen, Pérez e Daniel Ricciardo ao lado no top-10.

As trocas na liderança eram, claro, um reflexo do aparecimento dos pneus macios. Faltava ver o que a Ferrari conseguiria fazer, com Charles Leclerc, mas quando finalmente colocou os pneus de faixa vermelha, subiu somente ao nono lugar. No TL1, Leclerc foi um dos únicos pilotos que evitou os macios.

Depois da correria absoluta, o ritmo de pista diminuiu drasticamente a partir do momento em que o treino chegou a 35 minutos. Muita gente nos boxes para colocar pneus médios e partir para tudo que se podia fazer em testes de ritmo de corrida. Inclusive, na saída do pit-lane, Daniel Ricciardo e Guanyu Zhou quase se acertaram. Ricciardo aproveitara o dia para dar um tchauzinho ao passar pela curva três, onde sofreu forte acidente e fraturou a mão no ano passado.

De fato, os últimos 20 minutos representaram um grande ensaio geral, sem sobressaltos ou grandes momentos. Russell respondeu à ponta da McLaren pela manhã e colocou a Mercedes na dianteira da sexta-feira.

Fórmula 1 2024, GP dos Países Baixos, Zandvoort, TL2:

1G RUSSELLMercedes1:10.702 30   
2O PIASTRIMcLaren Mercedes1:10.763+0.06133   
3L HAMILTONMercedes1:10.813+0.11130   
4L NORRISMcLaren Mercedes1:10.961+0.25934   
5M VERSTAPPENRed Bull RBPT Honda1:10.986+0.28433   
6F ALONSOAston Martin Mercedes1:11.357+0.65530   
7Y TSUNODARB Honda1:11.374+0.67231   
8K MAGNUSSENHaas Ferrari1:11.430+0.72833   
9C LECLERCFerrari1:11.443+0.74131   
10A ALBONWilliams Mercedes1:11.550+0.84833   
11L STROLLAston Martin Mercedes1:11.576+0.76331   
12S PÉREZRed Bull Honda1:11.581+0.81829   
13D RICCIARDORB Honda1:11.630+0.27331   
14P GASLYAlpine1:11.644+0.94233   
15L SARGEANTWilliams Mercedes1:11.818+1.11632   
16G ZHOUSauber Ferrari1:11.934+1.23233   
17E OCONAlpine1:12.061+1.35933   
18V BOTTASSauber Ferrari1:12.206+1.50432   
19C SAINZFerrari1:13.108+2.4067   
20N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:13.296+2.59410   

▶️Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️LEIA TAMBÉM: McLaren agressiva e Red Bull contida: atualizações para GP dos Países Baixos

🔴GP DOS PAÍSES BAIXOS F1 2024 AO VIVO: tudo sobre os treinos livres na HOLANDA | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.