McLaren agressiva e Red Bull contida: atualizações para GP dos Países Baixos

Seis das dez equipes do grid promoveram mudanças em seus carros para o GP dos Países Baixos. A McLaren é o time que chega com maior número de novidades

Após quase um mês de hiato, a Fórmula 1 retornou das férias de verão para disputar o GP dos Países Baixos, 14º etapa da temporada 2024. E para este fim de semana, seis das dez equipes presentes no grid trouxeram novidades para seus carros — seja para enfrentar as peculiaridades do circuito de Zandvoort, ou para o restante da temporada.

O time que chega com maior número de novidades é a McLaren. Sem grandes atualizações no MCL38 desde o GP de Miami, a equipe liderada por Andrea Stella foi para o GP dos Países Baixos com mudanças focadas na suspensão e entrada de ar dianteiras, bordas do assoalho, entrada de ar e asa traseiras e beam — asa menor  localizada na parte de trás do carro que auxilia no fluxo de ar. Algumas das alterações foram feitas pensando especificamente em Zandvoort, outras têm como objetivo melhorar o fluxo de ar pelo bólido.

Relacionadas


A Red Bull, que vive um momento complicado na temporada, ainda não fez mudanças bruscas no RB20. Para o GP dos Países Baixos, o time dos energéticos fez alterações na tampa do motor, halo e fixador dos espelhos. Com isso, espera-se uma melhora no fluxo de ar e do resfriamento dos componentes em Zandvoort.

Quem também tem muitas novidades é a Williams. O time que confirmou a contratação de Carlos Sainz para 2025 preparou mudanças visando a performance no restante da temporada. Por isso, confirmou um novo assoalho, difusor, entrada do sidepod e tampa do motor para o GP dos Países Baixos.

A Haas focou as alterações na parte dianteira do carro (Foto: Haas F1 Team)

A Haas também chega com atualizações interessantes. Na briga com a RB pelo sexto lugar no Mundial de Construtores, a equipe liderada por Ayao Komatsu voltou o foco para a parte da frente do carro. O principal elemento é a nova asa dianteira. Junto dela, também foi preciso alterar o bico, a suspensão e também a entrada de ar. 

Já a Alpine — que confirmou a contratação de Jack Doohan para o ano que vem —, e a RB fizeram alterações mais contidas em seus carros. Os franceses também focaram na parte dianteira, mas mudaram apenas a suspensão e a entrada de ar. A escuderia baseada em Faenza, por sua vez, só alterou a entrada de ar localizada próximo às rodas dianteiras.

GRANDE PRÊMIO acompanhaAO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, naGPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (23), o primeiro treino livre está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3), com a segunda sessão será ao 11h30. No sábado (24), o TL3 abre o dia às 6h30, ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort a partir das 10h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: F1 volta das férias imprevisível e com briga múltipla por título dos Construtores

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.