Russell admite surpresa com ritmo e fala em “dividir estratégia” por vitória no Brasil

George Russell reconheceu que não esperava ter tanta velocidade na corrida sprint do GP de São Paulo, vencida pelo britânico após batalha com Max Verstappen, e quer Mercedes pensando em vitória no domingo

George Russell precisou de três tentativas, mas conseguiu tomar a primeira posição do então líder Max Verstappen para vencer a corrida sprint do GP de São Paulo, disputada neste sábado (12). O piloto da Mercedes, que largou na terceira colocação, deixou para trás o bicampeão holandês e o pole Kevin Magnussen para conquistar sua primeira vitória em uma corrida na Fórmula 1 — ainda que não seja a disputa principal.

Após a prova, o britânico celebrou o triunfo e destacou o ritmo de Verstappen, que sustentou a primeira posição segurando ao menos dois ataques de Russell. No entanto, o inglês aproveitou o ritmo proporcionado pelos compostos macios e deixou o holandês — que calçou os médios — para trás.

“Foi incrível! Eu não estava esperando ter tanto ritmo assim, mas acho que é uma prova do esforço de todos na equipe. Nessas últimas corridas, desde Austin, o carro tem estado ótimo, e é difícil saber o que Max [Verstappen] poderia ter feito se estivesse com pneus macios. Ainda assim, é um grande resultado”, celebrou.

Russell destacou a importância de não ter se envolvido em contatos mais sérios com Verstappen, já que qualquer batida poderia encerrar os sonhos de uma primeira vitória no domingo. O próprio bicampeão perdeu seguidas posições após um contato com Carlos Sainz, enquanto Fernando Alonso terá sua corrida prejudicada por ter se chocado com o companheiro Esteban Ocon.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

George Russell superou Max Verstappen num duelo apertado em Interlagos (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Por ser uma corrida sprint, temos de gerenciar os riscos e ao mesmo tempo buscar a vitória”, explicou Russell. “Ainda que eu quisesse vencer, não queria arriscar demais e acabar saindo sem pontos”, ressaltou.

Por fim, George comentou a escalada de Lewis Hamilton, que conseguiu sair da oitava colocação e superar os concorrentes um a um para chegar em terceiro. Segundo Russell, a Mercedes terá uma ótima oportunidade de buscar a vitória na corrida principal, já que o inglês ganhará uma posição no grid de largada com a punição de Sainz — assim, a primeira fila fica inteiramente composta pelos carros alemães.

“É louco pensar que nós dois vamos largar na primeira fila, Lewis [Hamilton] fez um grande trabalho ao subir do oitavo lugar, então será animado. Tenho certeza de que Max estará bem amanhã, subindo no pelotão, mas estamos em uma posição em que podemos dividir a estratégia e buscar a vitória”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Ana Paula Cerveira, André Netto, Evelyn Guimarães, Felipe Leite, Gabriel Curty, Luana Marino, Rodrigo Berton, Pedro Henrique Marum e Victor Martins. No domingo, a largada está marcada para as 15h [de Brasília, GMT-3].

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.