Globo leva melhor e já “aquece” para entrar no lugar da Band na transmissão da F1 2025
A Globo está bem próxima de voltar a ser a casa da F1 no Brasil. A emissora carioca avançou nas negociações com o Liberty Media e já "aquece" para entrar no lugar da Band em 2025
A volta da Globo como casa das transmissões da F1 no Brasil está muito próxima. A emissora carioca avançou nas negociações com o Liberty Media, detentor de direitos da categoria, e já “aquece” para assumir o posto da Band no início de 2025, soube o GRANDE PRÊMIO.
O GRANDE PRÊMIO apurou que a Band deve mesmo transmitir as corridas restantes da temporada 2024, mas a equipe de transmissão já foi avisada que a F1 não segue por lá no ano que vem.
A informação vai na mesma linha do que publicou hoje o portal Notícias da TV, que crava o retorno da emissora carioca como casa da F1 no Brasil depois de quatro anos de ausência.
As conversas entre as partes acontecem desde junho, soube o GRANDE PRÊMIO. O esquema deve ser similar ao da outra passagem da Fórmula 1 pela Globo, com a maioria das corridas sendo televisionadas em TV aberta, o que justificaria cotas mais caras de patrocínio, e as que conflitarem com outros eventos, como o futebol, transmitidas pelo SporTV, canal esportivo do grupo na TV por assinatura, que também exibiria as outras atividades do fim de semana, com as sessões de treinos livres e a classificação.
A equipe de transmissão não contaria com o narrador Sérgio Maurício, que fazia parte do grupo antes de se transferir para a Bandeirantes para ser o titular da F1, nem com o comentarista Reginaldo Leme, que trabalhou na Globo por 42 anos até a saída em 2019, antes mesmo do Mundial trocar de emissora no Brasil.
As alternativas para streaming também estão sendo discutidas. Desde 2021, quando entrou para a Band, o Mundial passou a disponibilizar o serviço F1TV, que além de exibir todas as atividades ao vivo, também conta com um longo acervo histórico da categoria, além de programas e compactos especiais. A Globo manifesta interesse também em transmitir corridas por meio da plataforma Globoplay, o que necessitaria de um acerto entre as partes para um encaixe, já que o serviço da emissora foi um dos principais imbróglios para a não renovação em 2020.
Procurada pelo GRANDE PRÊMIO, a Globo ainda não se manifestou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A crise na Band
O Grupo Bandeirantes deve quebrar o atual acordo com o Liberty Media por conta dos problemas financeiros que vive. Após o fim do acordo com a Globo em 2020, a Fórmula 1 chegou à Band para 2021 também como uma forma de demonstração de força do grupo de comunicação e consolidação como ‘Canal do Esporte’. A contratação do apresentador Fausto Silva tempos depois também estava alinhada com a direção do canal em tentar um salto na audiência e nas finanças que duas grandes marcas como estas poderiam trazer.
O plano, todavia, não deu certo, sobretudo pelos gastos que a Band teve para montar toda uma nova estrutura ao redor do apresentador. A Fórmula 1, então, acabou sendo afetada à medida em que os pagamentos que a Band deveria lhe fazer falharam.
Um exemplo recente, soube o GRANDE PRÊMIO, deu-se durante o fim de semana do GP do Canadá desta temporada: sem a parcela recebida do Grupo Bandeirantes, o Liberty Media impediu que os profissionais que faziam a cobertura in loco usassem o uniforme e até mesmo a canopla — o adereço dos microfones — com o logo da emissora.
A baixa audiência das corridas de F1 nos últimos anos, com média de 2,4 pontos em 2024, e a ausência de um piloto brasileiro na categoria — algo que se mantém desde a saída de Felipe Massa ao fim da temporada de 2017, têm muito menor influência na história. As maiores audiências do ano vieram em Mônaco (3,7), Canadá (3,1) e Países Baixos (3,1), enquanto as menores foram em Bahrein (1,5), Austrália (1,4) e Japão (1,3).
Procurada na semana passada pelo GRANDE PRÊMIO, a Band se limitou a dizer que “o acordo da Band com a Fórmula 1 é válido até a temporada de 2025”. Ontem, a assessoria da Band informou apenas que “avisará caso a emissora comente”.
O GRANDE PRÊMIO também procurou a F1, que bancou a permanência da Band até 2024. Mas abriu a disputa para 2025. “Não existem planos da F1 ou da Band de encerrar as transmissões no Brasil para o restante do campeonato deste ano. Estamos, no momento, em várias negociações sobre os direitos de 2025”, disse a categoria.
A Fórmula 1 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, para a disputa do GP do Azerbaijão, 17º da temporada 2024.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.