GP às 10: Nova minicorrida é tentativa da F1 para chacoalhar grid, diz Flavio Gomes

Agora confirmado, o sprint qualifying - minicorrida na Fórmula 1 -, vai mesmo a cabo em 2021. Flavio Gomes avalia como será e qual a serventia

Volta rápida na pista de Miami, que recebe a F1 em 2022 (Vídeo: Miami)

Após meses de discussões e garantias, a confirmação de que o novo formato da ‘sprint qualifying’ ou ‘corrida de classificação’, será mesmo adotado pela Fórmula 1 para testes ainda nesta temporada 2021. Flavio Gomes aproveita para tratar destas minicorridas e qual a sua função no campo esportivo.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O esforço da F1 para não tratar o formato como segundas corridas transparece um recado aos estatísticos: não contem mais de um corrida por fim de semana. De qualquer forma, esta prova em tiro curto, uma minicorrida na prática mas não oficialmente, foi criada com a intenção de mexer no grid. Criar alguma confusão e chacoalhar, se não a ordem de forças, ao menos a de colocações.

A decisão também conta com o desejo de dar mais peso para as sextas-feiras. Atualmente com apenas dois treinos livres, a Fórmula 1 empurra a classificação tradicional, como se conhece, para a sexta, enquanto a minicorrida fica com o sábado. Assim, três dias competitivos pela frente.

Corridas de classificação foram adotadas na F1 (Foto: AFP)

Por enquanto, a confirmação está restrita a Silverstone e Monza, nos GPs da Inglaterra e Itália, duas corridas tão tradicionais em pistas mais velozes e curtas. Há uma terceira prova na qual a F1 quer testar o sprint qualifying: o Brasil. A questão é que a situação da pandemia funciona como interrogação que paira no ar gigante: haverá corrida em Interlagos em 2021? Ainda é incerto.

Fora a novidade, o jornalista também faz rápida avaliação do GP de Portugal desta próximo fim de semana, na pista de Portimão. É uma chance de maior claridade sobre a ordem de forças Red Bull/Mercedes, ainda tão confusa após duas etapas.

Assista, comente e compartilhe o GP às 10:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.