GP da Austrália aproveita mudança de data e realiza obra para alterar traçado da F1

As renovações passaram pelo pitlane, que foi alargado, e pitwall, além de trazerem alterações também na pista com mudanças nas curvas 9, 10 e 13

O traçado do GP da Austrália vai sofrer uma alteração para a corrida da temporada 2021. Seguindo uma série de renovações no circuito como preparação para a etapa deste ano, a pista vai contar com grandes mudanças nas curvas 9 e 10.

Estava agendado para o circuito passar por um asfaltamento e as alterações na pista após a disputa deste ano. Entretanto, as reforma acabaram adiantadas em vista da transferência da prova no Albert Park para novembro.

Na fase 1 da renovação, o pitlane foi aumentado em dois metros, enquanto o pitwall foi movido para a beira da pista no lugar de uma faixa de grama, o que pode permitir que a velocidade enquanto os pilotos vão aos boxes sejam aumentadas.

Já na etapa seguinte da reforma, o traçado é que tem passado por renovações, com a principal vindo nas curvas 9 e 10. Antes como uma zona de frenagem em uma curva fechada para a direita, agora é substituída por uma transição rápida e fluída ao longo da margem noroeste do lago.

O traçado de Melbourne passa por mudanças para o GP da Austrália de 2021 (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A mudança traz agora duas mudanças de direção em sequência, com a rápida curva da esquerda para direita seguida pela saída da esquerda para direita das curvas 11 e 12, com a velocidade de entrada nas curvas sendo maior e que pode desestabilizar o carro antes da frenagem na curva 13, criando oportunidades de ultrapassagem.

A curva 13 também vai passar por uma remodelação, com sua entrada agora se tornando mais larga e uma curvatura adicional para que o trecho não tenha apenas uma linha única para os carros. As obras de modificação estão previstas para começar na próxima segunda-feira e é esperado que termine em junho.

Para a fase final de todo o projeto, a pista passará por um recapeamento após a corrida em novembro. Será colocado um asfalto mais agressivo e vai ser o primeiro asfaltamento significativo do circuito desde que as vias públicas foram preparadas em 1995 para receber o primeiro GP da Austrália no ano seguinte.

O GP da Austrália de 2021, antes programado para abrir o campeonato, foi adiado e acontece no dia 21 de novembro. Os organizadores da prova garantiram a realização da disputa independente de contar ou não com a presença do público.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube