GP da Espanha acata decisão da Catalunha e confirma ausência de público em 2021

Restrições impostas por órgãos sanitários da Catalunha fizeram com que os promotores do GP da Espanha desistissem da venda de ingressos

Os melhores momentos dos treinos livres da F1 em Ímola (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Os promotores do GP da Espanha planejavam organizar o fim de semana do evento com presença limitada do público nas arquibancadas, mas após negativa das autoridades sanitárias da Catalunha, o desejo caiu por terra. A corrida será realizada em participação de público presente.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como foram os treinos livres da Fórmula 1 2021 na Emília-Romanha

A Catalunha aumentou o período de medidas restritivas para conter um novo crescimento da pandemia da Covid-19 e fechou as fronteiras até pelo menos 26 de abril. É verdade que a corrida está marcada para o fim de semana dos dias 7-9 de maio, mas, como não há qualquer indicação de que as medidas serão retiradas e a data está próxima, a luz vermelha foi acionada.

A organização da prova chegou a abrir a venda de ingressos, que estava no ar até os últimos dias, mas voltou atrás após a decisão do Escritório de Proteção Civil da Catalunha – PROCICAT, na sigla oficial.

“PROCICAT notificou o Circuito de Barcelona-Catalunha que o GP não pode ser realizado sob as condições definidas no Protocolo de Acesso do Espectador. Sob essas novas condições, é impossível estabelecer com absoluta certeza se a situação da pandemia permitirá, nos dias 7, 8 e 9 de maio, um relaxamento das medidas que restringem a mobilidade em nível nacional, o que consequentemente impediria os fãs de fora da região de Vallès Oriental de virem para a pista”, afirmou o comunicado do evento.

GP da Espanha está garantido em 2021 (Foto: McLaren)

“Além disso, após a comunicação dos departamentos de Interior e Saúde do governo catalão, a situação epidemiológica e, especialmente, a situação dos hospitais irão permitir uma revisão neste momento das atuais medidas ou uma liberação relevante, considerando que as datas do GP estão próximos”, seguiu.

“Com isso, a gerência do circuito notificou a FOM que o GP da Espanha de Fórmula 1 2021 será realizando sem a presença de público”, finalizou.

Segundo a organização, todos os compradores de ingressos para o GP da Espanha terão restituição total do valor pago. A Fórmula 1 contava com uma temporada 2021 em que a maioria dos eventos tivessem ao menos alguma presença de público e assim foi no GP do Bahrein que abriu o campeonato, mas o GPs da Emília-Romanha, Portugal, Espanha e Azerbaijão, quatro dos próximos cinco, já oficializaram a ausência de público. O outro GP desta sequência é Mônaco, que planeja vender ingressos, mas com algum tipo de restrição ainda não oficializado – mas há a possibilidade que apenas moradores locais possam participar. A corrida seguinte é no Canadá, apontada como próxima do cancelamento.

Com isso, há uma possibilidade real de que apenas o GP da França, em 27 de junho, receba algum público forasteiro.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todo o fim de semana do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1Siga tudo aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.