Caótico e empolgante, GP da Turquia é eleito pelos fãs como melhor corrida de 2020 na F1

O GP da Turquia desbancou outras grandes provas desta atípica e memorável temporada 2020 e foi eleito pelos fãs, em votação feita pela Fórmula 1 no seu site oficial, como a melhor corrida do ano na categoria. A prova marcou o incrível triunfo que confirmou o heptacampeonato de Lewis Hamilton

Em uma temporada com tantas boas corridas, eleger a melhor de 2020 na Fórmula 1 é uma tarefa bastante difícil. Em eleição promovida pelo site oficial da principal categoria do automobilismo mundial, cinco provas apareceram entre as mais votadas pelos fãs, mas uma delas mereceu um destaque especial. Com 33% dos votos, o GP da Turquia foi escolhido como a melhor corrida do Mundial neste campeonato.

A última vez que a Turquia havia sido parte do calendário da Fórmula 1 foi em 2011. Desde então, as instalações do Istambul Park ficaram inutilizadas para o esporte a motor e viraram até mesmo espaço para estacionamento de carros.

Mas veio a pandemia e mudou todo o cenário do esporte a motor em 2020, e não foi diferente na Fórmula 1. Sem a possibilidade de viajar para a Ásia Oriental ou às Américas, e diante do cancelamento de corridas importantes na Europa como os GPs de Mônaco, Holanda e França, o Liberty Media se viu obrigado a buscar destinos não programados para fechar o calendário.

Lewis Hamilton venceu de forma incrível na Turquia e faturou o hepta da F1 (Foto: Reprodução/TV)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Dentre as pistas que voltaram ao calendário excepcionalmente em 2020, estavam Istambul, além de Nürburgring, — palco do GP de Eifel, na Alemanha —, e Ímola, que recebeu outra corrida de nomenclatura nova na F1: o GP da Emília-Romanha.

O fim de semana na Turquia foi bastante caótico por conta da chuva, mas também pelo asfalto recém-recapeado. A mistura de água e óleo na pista pela pista reformada tornou as condições quase impossíveis para os pilotos. No sábado, Lance Stroll surpreendeu o mundo da Fórmula 1 e, com pneus intermediários, levou a Racing Point à primeira pole da sua trajetória e também do piloto canadense, desbancando Max Verstappen e Sergio Pérez, segundo e terceiro no grid.

Na corrida, Stroll manteve a dianteira em boa parte da corrida e liderou 32 voltas. Pérez chegou a pontear um giro, mas o mexicano foi ultrapassado por Lewis Hamilton, que largou da sexta posição e fez uma corrida irretocável no molhado. Líder desde a volta 37, o britânico cruzou a linha de chegada no giro 58 e confirmou não apenas uma vitória marcante, mas consolidou a conquista do heptacampeonato mundial de Fórmula 1.

Além de Hamilton, Pérez também brilhou e faturou seu primeiro pódio no ano, mas não sem antes passar um sufoco nas voltas finais. Pressionado principalmente por Charles Leclerc, da Ferrari, o piloto da Racing Point chegou a ser ultrapassado no giro derradeiro, mas o monegasco cometeu um erro na última volta e possibilitou não apenas que Pérez retomasse o segundo lugar, mas que Sebastian Vettel também fizesse a ultrapassagem para terminar em terceiro, arrancando seu único pódio em 2020.

SEBASTIAN VETTEL; SERGIO PÉREZ; FERRARI; GP DA TURQUIA;
O GP da Turquia também teve Sergio Pérez e Sebastian Vettel no pódio (Foto: Racing Point)

O GP da Itália, vencido de forma surpreendente por Pierre Gasly, da AlphaTauri, foi o segundo mais bem votado pelos fãs como melhor corrida do ano da F1 em 2020, com 25%, enquanto o GP de Sakhir, outra prova incrível e que foi vencida por Pérez, no primeiro triunfo da Racing Point, foi a terceira na lista, com 18%.

Também foram mencionadas pelos fãs da F1 como as mais votadas o GP da Áustria, prova que abriu a temporada e que teve como vitorioso Valtteri Bottas, da Mercedes, e o GP da Toscana, disputa que marcou a estreia de Mugello no calendário e palco do GP 1.000 da Ferrari. A prova foi vencida também por Lewis Hamilton.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.