GP de SP aposta em Fanzone, novos portões e trem para aliviar trânsito em Interlagos

Com a expectativa de público superior a 90 mil pessoas por dia, GP de São Paulo adota medidas para mitigar trânsito nos arredores do autódromo

É sempre um grande desafio chegar em Interlagos durante o GP de São Paulo de Fórmula 1, que neste ano está marcado entre os dias 1 e 3 de novembro. Como se não bastasse o trânsito caótico cotidiano da capital paulista, o autódromo José Carlos Pace é localizado em meio a avenidas importantes da cidade, com intenso fluxo, e a logística de tráfego não é das mais simples. Para a 21ª etapa da temporada 2024, a aposta da organização está na Fanzone, em novos portões e também no trem para aliviar o trânsito na região.

Para 2024, o GP de São Paulo de Fórmula 1 terá uma novidade, que é a Fanzone, que estará montada no kartódromo Ayrton Senna, na adjacência do autódromo. O local não tem tantos espaços com visibilidade para a pista, mas a área pretende proporcionar uma experiência diferente ao público, com DJs, ativações, entrevistas com personagens e pilotos do grid, além de shows com artistas renomados, como Jorge Aragão e Alok.

Apesar de levar mais gente para o autódromo, o intuito da Fanzone, segundo Alan Adler, CEO do GP de São Paulo de Fórmula 1, é fazer com que as mais de 90 mil pessoas esperadas em Interlagos não deixem em sua totalidade o circuito após as atividades em pista — espera-se que boa parte delas se dirija à área ao final de cada dia.

“Quando acabar o GP, vamos conseguir dispersar melhor o público. As pessoas vão embora, enquanto outras vão para a Fan Zone aproveitar os shows que vão ter depois da Fórmula 1. É uma maneira também de melhorar esse retorno do autódromo”, declarou Adler, em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (3), na qual o GRANDE PRÊMIO participou.

Andre Costa, diretor de operações da Via Mobilidade, e Alan Adler, CEO do GP de São Paulo, durante apresentação do Expresso SP (Foto: Daniel Balsa/GRANDE PRÊMIO)

A entrevista coletiva foi para apresentar outra iniciativa, que é a parceria do GP de São Paulo com a Via Mobilidade, que opera os trens da Linha 9 da CPTM. Foi lançado o Expresso GP SP, um trem expresso que sairá da estação Pinheiros com destino à estação Autódromo, com uma parada no Morumbi, onde há shoppings e proximidade com uma importante área de rede hoteleira em São Paulo. O intuito é dar agilidade ao público.

Para essas viagens, o valor ida e volta custará R$ 30,00 e terá uma área exclusiva para acesso à estação e embarque na plataforma para estes usuários. De acordo com Andre Costa, diretor de operações da Via Mobilidade, serão, ao todo, 48 viagens sob essas condições nos três dias de evento. Na sexta-feira (1), o início será às 9h30 [de Brasília, GMT -3], enquanto 6h30 é o horário da primeira viagem do sábado (2) e domingo (3). No entanto, a operação convencional da Linha 9 continuará normalmente ao longo dos dias, com a passagem no valor de R$ 5,00 por cada trecho.

A operação será similar aos grandes eventos que Interlagos recebe, como The Town e Lollapalooza, que possuem parceria com a Via Mobilidade. A estimativa é que 18 mil pessoas utilizem o trem como opção de chegada e saída ao autódromo, o que deve representar entre sete e nove mil carros a menos na região.

Além dessas duas iniciativas, ao longo dos últimos anos, a organização do GP de São Paulo abriu novos portões para melhorar o fluxo de pessoas, sobretudo na saída do autódromo, quando praticamente todo o público deixa as dependências de Interlagos ao mesmo tempo.

Alan Adler e Andre Costa (Foto: Daniel Balsa)

“A gente tem, obviamente, sofrido todos os anos com o trânsito. Na chegada e na saída. São Paulo é uma grande cidade. Começa na sexta-feira, que é um dia normal, e Interlagos, como é um autódromo de 80 anos, viu a cidade crescer no entorno. Então, hoje é uma logística complexa. A gente vem trabalhando com a CET [Companhia de Engenheira de Tráfego] para melhorar muito os acessos, o fluxo”, declarou Adler.

“Abrimos vários portões novos dentro do autódromo para também facilitar a saída, mas tenho certeza que com a Fanzone e com a linha expressa do GP São Paulo, vamos ter uma experiência muito melhor com os nossos fãs. E esse é o nosso propósito maior, sempre melhorar a experiência de quem está nesse evento”, completou.

O CEO do GP de São Paulo também ressaltou que a parceria que idealizou o Expresso GP SP tem um aspecto em prol da sustentabilidade, já que o combustível do trem é proveniente de energia renovável — no caso, a eletricidade.

“Isso tem um aspecto sustentável que é muito importante, que é o nosso DNA, do GP de São Paulo. É trabalhar, fazer o bem pelo planeta. Isso é fundamental para reduzir as emissões de carbono que a gente busca tanto a cada ano. A gente neutraliza de mais 7.500 toneladas de CO² a cada GP. O nosso sonho é que essa parceria só cresça”, finalizou Adler.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 1º e 3 de novembro, com o GP de São Paulo, etapa brasileira do calendário, no Autódromo de Interlagos. O GRANDE PRÊMIO cobre IN LOCO e com grande equipe.

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