GP sem treino na sexta agrada e ganha apoio da Mercedes para virar formato oficial da F1

O chefe Toto Wolff diz que apoiaria o descarte dos treinos livres de sexta-feira. O dirigente da Mercedes, assim como Valtteri Bottas, sente que a mudança traz alguma imprevisibilidade

Nürburgring virou, mesmo que sem querer, um aperitivo para um formato que a Fórmula 1 planejava testar apenas em Ímola: o de GP com apenas dois dias de atividades, sem treinos livres na sexta-feira. No caso do GP de Eifel, os treinos livres 1 e 2 não aconteceram por conta da forte neblina. Só que há males que vêm para bem: pelo menos do ponto de vista de Valtteri Bottas e de Toto Wolff, chefe da Mercedes, a novidade funcionou nesse GP.

O argumento favorável ao formato de dois dias é a imprevisibilidade. Com apenas um treino livre, e não três, as equipes ganham menos chances de fazer o acerto perfeito dos carros. Ou seja, aumenta o desafio de encontrar rendimento em determinadas condições.

“Pessoalmente, eu gostei”, disse Wolff. “Quanto menos treinos temos, menos informações as equipes conseguem coletar e mais imprevisível o fim de semana fica. Fica claro quais equipes são mais flexíveis e se adaptam melhor, quais pilotos são capazes de andar mais rápido, se acostumar com um circuito e entender os pneus. Se tivermos uma votação sobre um fim de semana de dois dias, estou pronto para apoiar. Claro que precisamos falar com promotores, já que eles vendem ingressos para sexta-feira também, mas eu gosto”, seguiu.

TOTO WOLFF; MERCEDES
Toto Wolff, chefe da Mercedes, não tem nada contra o formato de dois dias (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O formato criou dificuldades, mas não a ponto de virar a F1 de cabeça para baixo. Valtteri Bottas comandou dobradinha da Mercedes na classificação do GP de Eifel, mas com Max Verstappen mais ameaçador de costume, ainda que em terceiro novamente.

“Acho que seríamos um pouco mais rápido com mais treinos, mas eu sinto que já temos treinos demais em um fim de semana normal, sinceramente”, destacou Bottas. “Todo mundo se encontra e otimiza os carros, mas talvez algumas equipes não acertem em cheio com menos treinos. Eu gosto assim, com menos treinos”, encerrou.

O formato de GP sem atividades na sexta-feira volta à ativa em Ímola. Foi a solução logística da F1 para a longa viagem terrestre de Portugal, no Algarve, até a Itália, isso no espaço de menos de uma semana.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube