Steiner critica falta de investimentos na Haas: “Esse modelo era fantástico, agora não é mais”

Guenther Steiner voltou a criticar a falta de investimentos da Haas na Fórmula 1, e acredita que atual sistema da equipe precisa mudar para conseguir evoluir no Mundial

Guenther Steiner movimentou o noticiário da Fórmula 1 no início de 2024 com a saída da Haas. O dirigente era o terceiro chefe de equipe mais longevo do grid, no cargo desde 2016, mas foi demitido para dar lugar ao japonês Ayao Komatsu, que assume o posto do time que ocupou o último lugar no Mundial de Construtores em duas das últimas três equipes.

A saída de Steiner mostrou um evidente conflito com o dono da equipe, Gene Haas, que entendia que a estrutura do time era mal aproveitada. Guenther, por sua vez, crê que a falta de investimentos prejudicou o time americano nos últimos anos. Em entrevista ao site da revista americana Racer,

“Não estava indo bem no ano passado. Sabia disso, não sou ignorante. Mas do meu lado, o que posso fazer para melhorar importa? Todos sabem que os outros times estão investindo muito mais. Estávamos indo para um tiroteio com uma faca”, declarou Steiner.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nico Hülkenberg (Foto: Haas F1 Team)

Guenther também citou que o modelo de gastos da Haas nos últimos anos precisa ser alterado caso o time realmente tenha o desejo de alcançar novos voos na Fórmula 1. Para 2024, a dupla de pilotos formada por Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen será mantida.

F1 mudou nos últimos cinco anos e está tudo indo em uma direção com este teto de gastos. As pessoas perguntam se você está no teto, mas isso não significa nada. Você precisa estar no teto de gastos em despesas de capital e despesas operacionais agora, porque você precisa fazer investimentos em capital para reduzir a sua despesa de operação e ser eficiente. Essa era a única maneira de fazer isso. Este modelo era fantástico há 10 anos; agora não é mais. Isso precisa mudar”, completou.

A temporada da Fórmula 1 tem início no dia 2 de março com o GP do Bahrein, no circuito de Sakhir. Antes, acontecem os testes coletivos entre os dias 21 e 23 de fevereiro, no mesmo palco da abertura do campeonato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.