GUIA 2025: Sainz tem de esquecer Ferrari e mergulhar em nova realidade na Williams

Carlos Sainz é um dos melhores pilotos do grid nos últimos anos, mas ficou sem vaga na chamada 'F1 A'. Sobrou a Williams, que abraçou o espanhol com empolgação na tentativa de se reinventar. Cabe ao espanhol, agora, encarar a nova realidade e esquecer a Ferrari, só assim para entregar tudo que pode e, quem sabe, voltar ao radar dos times mais poderosos da categoria

Carlos Sainz ficou sem lugar em uma equipe de ponta na F1 2025, mas nem por isso está sendo menos comentado no início da temporada. É que sob o espanhol reside altas expectativas, especialmente de que seja ele, Sainz, o responsável por tirar a Williams de um limbo para lá de duradouro.

O fato é que o espanhol deixa a Ferrari, mas assina com outra gigante da história da F1. A verdade, também, é que a Williams não vive um bom momento e tenta anualmente se reerguer, figurando atualmente na parte baixa da ‘F1 B’. Ou seja, Carlos chega cheio de responsabilidades ao novo time.

E é fundamental que ele entenda onde está pisando. Agora na casa dos 30 anos, Sainz já não é mais um garoto na F1 e sabe que as oportunidades podem sumir em caso de insucesso com a Williams. Por outro lado, uma passagem incontestável por Grove pode devolvê-lo ao radar da ‘F1 A’.

LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Red Bull tenta esquecer tormenta e tem Verstappen como norte rumo à calmaria
+ GUIA 2025: Lawson chega à Red Bull sob pressão e liga ‘modo sobrevivência’

GUIA 2025: Verstappen busca penta da F1 em tempos de desconfiança na Red Bull
GUIA 2025: F1 chega aos 75 em ano que promete com Hamilton-Ferrari e Brasil no grid

Carlos Sainz precisa aceitar que encerrou a passagem pela Ferrari em 2024 (Foto: AFP)

Aí que está o grande dilema da questão, inclusive. É que Sainz precisa esquecer a Ferrari, por mais marcante que tenha sido, e focar totalmente na nova realidade. Falar que pensa em voltar um dia para Maranello, hoje, não vai servir de nada e pode desviar o bom espanhol do que tem de ser o objetivo: fazer a Williams crescer e, assim, provar-se de novo. Quer dizer, Carlos precisa esquecer a ‘F1 A’ se quiser voltar um dia para lá, basicamente.

Falando apenas de carro e pista, o negócio para a Williams é nada menos que brilhante. Sainz, hoje, tem nível para estar em um time de ponta e os duelos quentes com Charles Leclerc provam isso. É rápido, arrojado e tem uma leitura de corrida fora da curva para executar a própria estratégia.

Com Alexander Albon, o espanhol tem tudo para formar a dupla mais forte do meio do pelotão, um duo que certamente fardaria em equipes hoje mais poderosas e que precisam salvar a Williams. Porque é isso: se os ingleses não reagirem agora com Sainz e Albon comandados por James Vowles, não vão mais.

Pelo lado de Sainz, resta trabalhar e deixar as mágoas de canto. O espanhol sabe que dificilmente seria preterido não fosse um negócio do tamanho de Lewis Hamilton na Ferrari, mas aconteceu, a vida tem dessas. Carlos, na ‘F1 B’, tende a ter ainda mais destaque, como era nos tempos de McLaren, disputando possivelmente o protagonismo da turma com Pierre Gasly e Fernando Alonso.

Carlos Sainz teve os primeiros contatos com o novo carro da Williams (Vídeo: Reprodução)

O começo foi promissor, com uma pré-temporada que, por mais que o espanhol tente minimizar, teve liderança nos tempos combinados. Isso certamente não deve se repetir quando for para valer, mas é um sinal de evolução do carro azul, sim.

Vencer Albon, reerguer a Williams, pontuar com frequência, ir ao Q3 muitas vezes e, quem sabe, sonhar com um pódio surpresa: é o que tem para hoje em 2025. E Sainz precisa saber lidar com isso para voltar para onde entende que não deveria ter saído.

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.