GUIA 2025: Hamilton e Ferrari roubam cena em casamento que já deu certo na F1

É claro que o mundo inteiro quer saber se Lewis Hamilton vai conquistar o octa e desempatar a disputa com Michael Schumacher justamente na Ferrari, mas o casamento entre o inglês e o time italiano já deu certo simplesmente por ter acontecido. Já valeu a pena

A grande notícia da F1 2025 é o início do casamento entre Lewis Hamilton e Ferrari. É claro que a expectativa por resultados e títulos é imensa, que esportivamente ainda convém esperar para ver o que sai dali, mas fato é que essa junção, por si só, já tomou conta dos holofotes da temporada que se inicia no fim de semana na Austrália.

Esse encontro, definitivamente, não é algo que acontece toda hora. Hamilton na Ferrari não é apenas a soma do piloto mais vencedor de todos os tempos com a equipe mais icônica da categoria, mas também os italianos tendo novamente um heptacampeão em seu cockpit.

É claro que o momento da carreira de Lewis é totalmente outro em relação a quando Michael Schumacher assinou com a Ferrari e com ela conquistou mais cinco títulos mundiais, mas é como se essa história voltasse a ser escrita agora com outro personagem lendário da F1.

LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Red Bull tenta esquecer tormenta e tem Verstappen como norte rumo à calmaria
+ GUIA 2025: Lawson chega à Red Bull sob pressão e liga ‘modo sobrevivência’

GUIA 2025: Verstappen busca penta da F1 em tempos de desconfiança na Red Bull
GUIA 2025: F1 chega aos 75 em ano que promete com Hamilton-Ferrari e Brasil no grid

Lewis Hamilton faz show na frente do público da Ferrari em Milão (Vídeo: Ferrari)

E o que se viu antes mesmo do início do campeonato foi uma catarse em terras italianas. Absolutamente tudo que envolve Hamilton e Ferrari atualmente se transforma em um propulsor quase infinito de engajamento, interesse, like, compartilhamento. É foto na casa de Enzo Ferrari, vídeo guiando em Maranello, arquibancadas lotadas, gente pendurada em árvore. Uma loucura.

O fato é que isso vai se manter durante a temporada inteira, não há dúvidas. O piloto mais popular e a equipe mais popular vão arrastar multidões por onde quer que passem, da Austrália aos Emirados Árabes, com direito a paradas que tendem a ser históricas em praças como Silverstone, Monza ou mesmo Interlagos.

Mas isso tudo não quer dizer que o lado esportivo da coisa tenha de ser ignorado. A F1 ainda é um esporte, uma competição, e como toda competição, o objetivo é chegar na frente, ganhar. Hamilton e Ferrari estão juntos, no fim das contas, porque querem ganhar.

As chances para isso são boas, aliás. Por mais que Lewis não seja campeão desde 2020 e que a Ferrari encare um jejum que já beira as duas décadas, o veterano ainda parece ter lenha para queimar, e os italianos, na maior parte do tempo, estão com o segundo ou terceiro melhor carro. Falta aquele passinho para frente, mas não é como se estivessem perdidos.

F1 2025, FERRARI, FIORANO, PRIMEIRO TESTE, LEWIS HAMILTON
Uma multidão de fãs acompanhou o primeiro teste de Lewis Hamilton na Ferrari (Foto: Fabrizio Boldoni/DPPI/Ferrari)

O ponto de atenção também é evidente: durante esse longo período de jejum, a Ferrari chegou a assinar com caras do tamanho de Fernando Alonso e Sebastian Vettel e, ainda que tenha vivido alguns bons momentos com ambos, saiu de mãos abanando.

Só que aqui a gente volta ao tópico inicial da discussão: se Hamilton sair da Ferrari sem título, vai dar para dizer que o casamento deu errado? Alonso e Vettel são gigantes na história da F1, mas não são Hamilton. É justo dizer, por tudo que conquistou, que Lewis só possa ser comparado com Schumacher. E é exatamente por isso que esse casamento já deu certo.

Então, ainda que um eventual resultado negativo do ponto de vista esportivo aconteça, por mais frustrante que possa ser para um ferrarista ou para um fã de Hamilton, nada vai apagar o que já estão sendo esses dias de encontro dos dois. Para a história, já está lá registrado: o piloto que mais venceu na F1 vestiu as cores da equipe mais famosa do mundo.

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.