Gutiérrez diz que ida para Ferrari foi “maior risco da vida”, mas garante: “Já tinha uma estratégia traçada para 2016”

Esteban Gutiérrez considera que sua decisão de ter aceito a vaga de piloto reserva da Ferrari em 2015 foi a mais arriscada de sua vida. Entretanto, o mexicano garante que já tinha um plano todo arquitetado para voltar ao grid o mais breve possível. Em 2016, Gutiérrez correrá pela Haas

Esteban Gutiérrez acredita que correu o maior risco de sua carreira ao ter aceitado o cargo de piloto reserva da Ferrari em 2015. O mexicano, no entanto, diz nunca ter temido ficar de fora do grid da categoria em 2016 e que aquele era um risco necessário para o salto de sua carreira. Para 2016, Gutiérrez já está confirmado na Haas, ao lado de Romain Grosjean.
 
Gutiérrez reconheceu, para a revista inglesa 'Autosport', que correu sérios riscos de não retornar como titular em uma equipe de F1, mas que ir para a Ferrari era uma aposta que ele teria de entrar.
 
"Eu corri, provavelmente, o maior risco da minha vida. Mas na vida, algumas vezes, você precisa correr riscos e não temer as consequências. Nunca tive medo. Eu sabia dos riscos, mas sabia também das possibilidades para o futuro que a decisão levaria", disse.
 
O mexicano garantiu que, quando assinou para ser piloto reserva, já imaginava voltar ao grid em 2016.
 
"Eu cheguei na Ferrari já pensando em voar alto. Tracei uma estratégia em curto prazo para voltar ao grid em 2016. Claro que olhei para outros times, mas agora estou na Haas. Espero que isso me ajude a estar no topo da F1 no futuro", seguiu.
Esteban Gutiérrez acredita que ter ido para a Ferrari foi um grande risco em sua carreira (Foto: Carsten Horst/Hyset)
O agora piloto da Haas exaltou a experiência que teve com Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen na Ferrari.
 
"Algo que eu sempre gostei na minha vida e na minha carreira foi de observar os outros e aprender. Peguei muitas coisas boas de ambos. Foi crucial, me deram a possibilidade de ver tudo por um ângulo diferente", continuou.
 
Para o mexicano, os anos na Sauber e a temporada na Ferrari acabaram melhorando muito suas características como piloto.
 
"Acho que foram os anos que eu mais aprendi. O sofrimento na Sauber, o aprendizado na Ferrari, isso me fez crescer bastante, me deixou bem mais preparado", completou.
 
Em duas temporadas pela Sauber, Gutiérrez marcou apenas seis pontos, todos no sétimo lugar conquistado no GP do Japão de 2013.
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