Gutiérrez visita fábrica da Caterham, que busca dupla com jovem e veterano: "É algo que faz sentido"

Cyril Abiteboul, chefe do time inglês, revelou desejo de mudar filosofia aplicada em 2013, com dois jovens pilotos, e utilizar um jovem e um veterano no próximo ano. Heikki Kovalainen, porém, não é única opção: "Há muitos pilotos capazes, dentro e fora da F1"

 
Embora esteja cada vez mais definido, o mercado de equipes e pilotos ainda reserva algumas surpresas para a temporada 2014 da F1. Longe de ser confirmado na Sauber, Esteban Gutiérrez visitou a fábrica da Caterham, em Leafield (Inglaterra), nesta quarta (4).
 
De acordo com os jornais suíços 'Blick' e 'Neue Zercher Zeitung', o mexicano pode estar negociando um ingresso no time britânico com o apoio de Carlos Slim e da Telmex.
 
Cyril Abiteboul, chefe da escuderia auriverde, revelou a intenção de ter ao menos um piloto jovem em seu cockpit – neste caso, Giedo van der Garde segue como opção. Por outro lado, no entanto, a esquadra busca um piloto experiente para a outra vaga.
Giedo van der Garde, Cyril Abiteboul, Charles Pic e Alexander Rossi (Foto: Caterham)
"A combinação de experiência e um sangue mais jovem é algo que faz sentido. Como Caterham, estamos comprometidos com os jovens talentos. Então acho que vai acontecer", disse o dirigente em entrevista ao site da revista 'Autosport', nesta quinta-feira (5).
 
"A experiência é boa para todos, porque dá confiança em termos de feedback e análise, já que no próximo ano estaremos completamente cegos no começo."
 
E continuou a explicação. "É claro que haverá uma série de dados, mas serão muitas informações para serem digeridas, o que pode fazer com que seja útil um piloto que nos dê a orientação adequada para nos fazer economizar tempo."
 
"Eu não quero ter a desculpa de que 'não é o carro, é o piloto'. Quero um piloto que a gente saiba que é capaz de algo que gostaríamos de ter", enfatizou.
 
Para Abiteboul, contudo, Heikki Kovalainen, piloto de testes do time e que já havia sido titular nos tempos em que a Caterham ainda se chamava Lotus, não é a única alternativa. Há até mesmo nomes fora da F1 que estão sendo observados pelo dirigente.
 
"Heikki é uma das opções, e você verá grande movimentação no paddock. Sei que não somos considerados uma prioridade para pilotos experientes na posição em que estamos, mas talvez haja mais pilotos experientes do que lugares disponíveis."
 
"Estamos abertos ao talento comprovado, e há muitos pilotos capazes, dentro e fora da F1. Há muitas discussões em curso. O que eu gostaria é de resolver isso logo", encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.