Alonso perdeu controle do carro a 215 km/h antes de bater no muro em Barcelona, revela TV

Novos dados de GPS indicaram que Fernando Alonso perdeu o controle de seu carro, durante o acidente sofrido no último domingo, a uma velocidade de 215 km/h. A informação veio em matéria da emissora britânica BBC

Fernando Alonso perdeu o controle da McLaren a uma velocidade de aproximadamente 215 km/h no acidente que sofreu no último domingo, durante o dia final da segunda bateria de testes em Barcelona. A informação é da emissora britânica BBC nesta sexta-feira (27).

De acordo com o canal inglês, novos dados indicam que o espanhol se aproximou da curva 3 muito mais rápido que em sua volta anterior. Na verdade, o piloto fazia seu melhor giro até o momento. Uma fonte ouvida ainda pela BBC disse que não havia circunstâncias suspeitas com relação à batida. "Parece que ele simplesmente entrou na curva 3 muito mais rápido e escapou da pista", afirmou a fonte à emissora.

A BBC revelou ainda que a informação sobre a velocidade da McLaren pilotada por Alonso veio a partir dos dados de GPS disponíveis para todas as equipes da F1. E que essa era a velocidade normal para o trecho da pista onde aconteceu a batida.

A McLaren de Alonso após acidente em Barcelona (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Alonso publicou um vídeo nesta sexta-feira em que garante que está "completamente bem" e ansioso para voltar ao MP4-30. Na mensagem, o bicampeão disse que desejava testar na Catalunha nesta semana, mas foi aconselhado pelos médicos a descansar. Foi a primeira vez que o asturiano falou em público desde o incidente.

O piloto de 33 anos, que decidiu permanecer em sua casa, em Oviedo, acrescentou que vai estar de volta "muito em breve". Fernando passou três dias internado em um hospital em Barcelona.

A McLaren também falou sobre o acidente ainda na segunda-feira e disse que negou "categoricamente" que houve qualquer tipo de falha mecânica no carro do piloto antes do acidente na curva 3.

Ainda segundo a equipe inglesa, o carro saiu da pista na parte externa da curva 3 e perdeu tração ao passar por cima do chamado ‘Astroturf’, então ricocheteou para a direita e voltou para o asfalto antes de sair novamente do traçado e acertar lateralmente o muro interno.

O time disse que o vento forte na hora teve grande influencia no acidente. Ron Dennis, diretor-executivo da esquadra de Woking, também admitiu nesta semana que Alonso ficou “inconsciente por alguns segundos” após a batida.

ESCONDENDO O JOGO?

A Williams foi só a quinta equipe em quilometragem total nos dois primeiros testes da pré-temporada da F1 em 2015, mesmo que seu carro não tenha apresentado nenhum grande problema durante as atividades. Engenheiro-chefe da equipe inglesa, Rod Nelson explicou o porquê de o programa de treinamentos ser mais ‘econômico’ que o da concorrência"Não acho que estamos escondendo o jogo", disse o inglês

OS CAMINHOS DO AZAR

A série de coincidências e erros que rondam um círculo vicioso aproximam Chris Amon de Fernando Alonso. OK, um não tem vitória na carreira e outro tem dois títulos, mas chega a impressionar como o espanhol trilha o mesmo caminho de azar do neozelandês desde então.

Com um detalhe: Amon passou por McLaren e Ferrari. Com outro detalhe: assim que Amon deixou a Ferrari, os italianos acertaram a mão no carro…

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.