Haas celebra “melhor reação que poderia pedir” após pontuar na China: “Não esperava”
Chefe da Haas, Ayao Komatsu admitiu surpresa com grande resultado na China — potencializado ainda mais por desclassificações à frente — e disse que não havia melhor forma de reagir após a traumática estreia, na Austrália
A péssima estreia da Haas na temporada 2025 da F1, no GP da Austrália, deu lugar a um desempenho completamente diferente na segunda etapa, no último fim de semana, na China. Não que o carro não tenha apresentado dificuldades, mas o resultado final — com dois carros no top-10, sendo Esteban Ocon em quinto — foi muito acima do que a equipe esperava.
E Ayao Komatsu, chefe da Haas, fez questão de admitir isso. Segundo ele, a grande sacada da equipe foi mudar o acerto dos carros após a corrida sprint, o que deu um ritmo completamente diferente a partir da classificação para a prova principal. No fim, as desclassificações de Charles Leclerc e Lewis Hamilton ainda deram algumas posições a mais.
“Foi um dia incrível. Reagimos às mudanças de circunstâncias muito bem”, celebrou Komatsu. “Como eu disse antes, a reação de mudar o acerto do carro após a sprint realmente funcionou para classificação e corrida. A comunicação e a execução na corrida também foram muito boas”, elogiou.
Com Ocon em quinto e Oliver Bearman em oitavo, a Haas somou 14 pontos com o resultado da China, o que a levou momentaneamente para a sexta posição. O time está à frente de Aston Martin, Sauber, Racing Bulls e Alpine, única que ainda não conseguiu sair do zero.

“Acho que foi a melhor reação que eu poderia pedir, todos focaram no trabalho após Melbourne. Não esperava somar sete pontos [14 após as desclassificações]. Se alguém tivesse me dito que somaríamos um, eu ficaria feliz. Foi um resultado incrível, e estou ansioso para trabalhar com a equipe e evoluir esse carro”, finalizou o chefe da Haas.
A Fórmula 1 volta de 4 a 6 de abril em Suzuka, palco do GP do Japão, terceira etapa da temporada 2025.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

