Haas garante que relação com Ferrari segue igual apesar de abrir escritório vizinho

A Haas tem agora um amplo espaço exclusivo em Maranello e conta com mais de 30 ex-funcionários da Ferrari

HAMILTON DE VOLTA: E AGORA? + LANÇAMENTOS DA SEMANA NA F1 | Paddock GP #273

Para seguir as regras do teto orçamentário na Fórmula 1, a Ferrari foi uma das equipes que precisou remanejar esforços de alguns funcionários para não furar o limite financeiro. Para evitar uma demissão, a solução que a equipe italiana encontrou foi construir uma ponte para mandar esse contingente a trabalhar com a Haas. Mesmo assim, a equipe garante: relação com os ferraristas segue a mesma dos últimos anos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Haas mantém pintura russa e abre temporada de lançamentos da F1 com VF-22

Ao todo, a Haas agora conta com cerca de 35 funcionários vindos da Ferrari no corpo técnico, inclusive o diretor-esportivo Simone Resta, responsável pelo projeto do VF-22. Mais até do que isso: a equipe estadunidense inaugurou um prédio em Maranello, na Itália, onde também fica a fábrica da Ferrari.

O local é amplo e conta com dois escritórios, uma área para os testes no túnel de vento e espaços exclusivos para designers e projetistas. E foi justamente no novo prédio que foi projetado o carro para a temporada 2022, o VF-22.

Entretanto, apesar das aquisições no corpo técnico e na infraestrutura, o relacionamento de seis temporadas continua o mesmo, segundo o chefe Guenther Steiner. “A relação é regulada pelas regras da FIA. Você não pode fazer mais só porque estamos em Maranello“, afirmou à revista inglesa Autosport. As duas equipes são próximas desde o surgimento da Haas, já com motor Ferrari e, sem seguida, adotando um sistema de compra de peças padronizadas dos italianos.

Haas abriu temporada de lançamentos da Fórmula 1 (Foto: Haas)

“Mas o relacionamento, a colaboração não mudou [para] melhor ou pior. É praticamente a mesma coisa. É só que agora temos um grande grupo de pessoas dentro de Maranello”, completou.

Com uma melhor estrutura em comparação ao início da parceria junto à escuderia do ‘Cavallino Rampante’, a Haas quer aproveitar ao máximo para voltar a somar pontos e perder o posto de pior equipe no campeonato de Construtores. “Do ponto de vista do parâmetro de oferta, tentamos maximizar todas as oportunidades com a Ferrari. Somos a menor equipe do grid, então, para nós, é importante tentar aproveitar essas oportunidades”, exaltou Resta.

Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, nos primeiros testes de pré-temporada, a eficiência do novo corpo técnico da Haas começa a ser testada quando os carros de Mick Schumacher e Nikita Mazepin forem à pista de Barcelona. A temporada começa com o GP do Bahrein, em 20 de março.

HAAS APRESENTA PINTURA DO VF-22, CARRO PARA A TEMPORADA 2022 DA F1 | React
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.