Haas muda rumo e demite Steiner após oito temporadas como chefe na F1

Guenther Steiner não é mais chefe de equipe da Haas na Fórmula 1. A equipe de origem estadunidense decidiu sacar aquele que comandou as operações desde 2016

Chegou ao fim a era Guenther Steiner na Haas. A equipe dos Estados Unidos anunciou, na tarde desta quarta-feira (10), que Steiner não vai seguir à frente das operações para a temporada 2024 da Fórmula 1. A decisão foi tomada pelo dono da escuderia, Gene Haas.

Steiner foi chefe da Haas desde que a equipe estreou na categoria, em 2016, mas estava no conjunto havia mais tempo. Foi ele o primeiro funcionário contratado por Gene Haas e responsável por formar a escuderia que entraria em ação a partir de 2016, e assim fez.

Logo de cara, a Haas surpreendeu ao conquistar pontos em três das primeiras quatro corridas no grid, pelas mãos de Romain Grosjean. Entre os resultados, um sexto lugar na estreia, na Austrália, e um quinto posto na prova seguinte, no Bahrein. Em número de pontos, porém, a melhor temporada seria a de 2018, quando atingiu a marca de 93 pontos e ficou com o quinto lugar do Mundial de Construtores.

Entretanto, as últimas temporadas mostraram queda brusca em desempenho: foram somente três pontos em 2020 e nenhum pontinho sequer em 2021. Após breve recuperação em 2022, com direito até a pole-position de Kevin Magnussen no GP de São Paulo, a Haas voltou ao último lugar da tabela de pontos em 2023. Foi demais para Steiner.

Gunther Steiner e Kevin Magnussen comemoram sétimo lugar na classificação no Bahrein (Foto: Haas)

“Tivemos alguns sucessos, mas precisamos ser consistentes na entrega de resultados que nos ajudem a alcançar nossos objetivos mais amplos como organização”, afirmou Haas em comunicado.

“Precisamos ser eficientes com os recursos que temos, mas melhorar a nossa capacidade de design e engenharia é a chave para o nosso sucesso como equipe”, seguiu.

Além disso, a Haas nomeou Ayao Komatsu como novo chefe de equipe. Komatsu, promovido do cargo de diretor de engenharia, está na equipe desde sua temporada de estreia em 2016, em que começou engenheiro chefe de corrida.

“Gostaria de começar por estender os meus agradecimentos a Guenther Steiner por todo o seu trabalho árduo ao longo da última década e desejo-lhe felicidades para o futuro”, comentou Haas. “Avançando como organização, ficou claro que precisamos melhorar nosso desempenho na pista. Ao nomear Ayao Komatsu como diretor de equipe, colocamos fundamentalmente a engenharia no centro de nossa gestão.”

Acabou a era Guenther Steiner na F1 (Foto: Haas)

Enquanto Komatsu fará metade do trabalho de Steiner, a da parte de pista, a parte de fora das pistas, como buscar por patrocinadores e afins virá com alguém a ser anunciado em breve.

E não foi a única baixa. Pouco antes do anúncio da saída de Steiner, as informações já davam conta de que o ex-diretor-esportivo Simone Resta também decidiu deixar a Haas e retornar para os quadros da Ferrari após um desentendimento com Gene Haas.

Na pista, a equipe continua a contar com Nico Hülkenberg e Magnussen lado a lado. A Fórmula 1 retorna apenas no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein. Antes, em fevereiro, realiza os testes de pré-temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

PROMESSAS e PEDIDOS das equipes da FÓRMULA 1 para 2024 | Paddock Sprint
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.