Haas vê “caminho” para reduzir desgaste de pneus, mas admite: “Não entendemos tudo”

Em busca de pontuar com mais frequência e ganhar posições no Mundial de Construtores, a Haas está trabalhando para tentar resolver o problema com desgaste de pneus

Embora a Haas esteja se preparando para começar uma nova fase na Fórmula 1 sob o comando de Ayao Komatsu, um problema do passado tende a seguir presente na equipe ao longo de 2024. De acordo com o novo chefe, o time americano encontrou o caminho para reduzir o acentuado desgaste de pneus no novo carro, mas ainda não conseguiu fazer isso com perfeição.

Liderada por Guenther Steiner,  a Haas ficou na lanterna no Mundial de Construtores na última temporada da F1 depois de somar apenas 12 pontos. O VF-23 se mostrou um tanto eficiente em sessões de classificação, mas tinha um grande problema nas corridas, onde consumia muito mais pneus do que as outras equipes. Assim, por mais que vez ou outra conseguissem uma boa posição no grid, Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen se tornavam presas fáceis durante a corrida e despencavam na tabela.

“Envergonhado” de ver sua equipe na lanterna, Gene Haas promoveu Komatsu ao posto de chefe para tentar organizar a casa. E uma das primeiras medidas do japonês é tentar solucionar o desgaste acentuado da borracha. Porém, embora já tenha encontrado o caminho para isso, ainda não tem certeza se o modelo de 2024 será mais eficiente nesse aspecto.

Ayao Komatsu assume a chefia após saída de Guenther Steiner na Haas (Foto: LAT/Haas)

“Acho que não entendemos tudo. Acho que entendemos uma parte significativa disso e estamos no caminho, mas só saberemos isso quando colocarmos o carro na pista e ele conseguir lidar com esse problema”, contou o novo mandatário.

“Não posso sentar aqui e dizer que entendemos 100%, porque não entendemos. Mas temos uma ideia decente de onde precisamos trabalhar”, finalizou o chefe da Haas.

O novo carro do time americano vai ser revelado ao mundo na próxima sexta-feira, dia 2 de fevereiro. A Fórmula 1 retorna às pistas em fevereiro de 2024, dos dias 21 a 23, no Bahrein, para os testes coletivos da pré-temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.