Hamilton controla corrida e vence de ponta a ponta em dobradinha da Mercedes na China. Massa é quinto
Lewis Hamilton consolidou um fim de semana perfeito em Xangai com sua quarta vitória no GP da China. É bem verdade que a Ferrari voltou a andar próxima dos carros da Mercedes durante boa parte da disputa, mas desta vez não foi o bastante para lutar efetivamente pela vitória. Felipe Massa perdeu uma posição para Kimi Räikkönen na largada e terminou em quinto. Ajudado pelo problema com Max Verstappen no fim, Felipe Nasr foi o oitavo
Fácil, extremamente fácil. Se em Sepang, há duas semanas, o forte calor e a entrada do safety-car jogaram contra Lewis Hamilton, o GP da China devolveu o dono do melhor carro do grid ao topo do pódio. Líder dos três treinos livres do fim de semana e pole-position da terceira etapa da temporada 2015, o bicampeão do mundo não teve nenhuma dificuldade para vencer a corrida deste domingo (12) em Xangai. Soberano ao longo de toda a prova, o piloto da Mercedes só perdeu a liderança para Nico Rosberg quando foi aos boxes realizar seus dois pit-stops. De resto, foi um verdadeiro passeio. Lewis garantiu sua segunda vitória na temporada, a quarta em Xangai e a 35ª da carreira. Opaco em todo o fim de semana, Rosberg, em momento algum, chegou a ameaçar seu companheiro de equipe e teve de se contentar com o segundo lugar.
Em que pese não ter conseguido brigar de forma ativa pela vitória neste fim de semana, Sebastian Vettel terminou o GP da China com outra performance muito positiva neste seu início de trajetória pela Ferrari. Com um ritmo de corrida bastante consistente do início ao fim das 56 voltas de prova, o tetracampeão mundial não deixou a dupla da Mercedes se desgarrar na frente e por vezes fez tempos de volta melhores em relação a Hamilton e Rosberg, chegando a impor uma pressão no piloto alemão. No fim, Seb cruzou a linha de chegada em terceiro e evidenciou mais um passo à frente da Ferrari, cada vez mais próxima da rival Mercedes.
Relacionadas
Kimi Räikkönen ficou novamente atrás de Vettel. Desta vez, contudo, o finlandês fez uma corrida limpa e não enfrentou os problemas que marcaram sua jornada na Malásia. Ainda assim, o piloto não chegou a fazer frente ao seu companheiro de Ferrari. Com bom ritmo de corrida, Kimi teve um domingo relativamente tranquilo e conseguiu finalizar em quarto, logo à frente de Felipe Massa.
Na largada, o brasileiro da Williams acabou perdendo duas posições com o assédio do companheiro Bottas pela parte externa do curvão, também sendo superado por Räikkönen. Na briga entre os finlandeses, o mais velho partiu para cima do mais novo na curva 3, e foi aí que Massa se aproveitou para ao menos recuperar um posto perdido. Bem, e basicamente foi isso. A Williams não tinha ritmo algum para seguir a Ferrari, que foi para as cabeças incomodar a dupla da Mercedes. Da mesma forma, era melhor que as Lotus, que se surgiram como quarta força da corrida. Pode-se dizer, então, que Massa fez uma corrida solitária com Bottas. É o segundo quinto/sexto lugares seguidos da equipe de Grove na temporada.
Livre dos problemas com o diferencial da sua Sauber que prejudicaram seu fim de semana na Malásia, Felipe Nasr teve outro desempenho de destaque em seu ano de estreia na F1. O jovem brasiliense largou em nono e ao longo de praticamente toda a prova esteve na zona de pontuação. Aproveitando também do bom rendimento do C34 equipado com a unidade de força da Ferrari, Nasr voltou a marcar pontos ao terminar a corrida deste domingo em oitavo lugar.
Confira como foi o GP da China de F1
Ao fim da volta de apresentação, o pole Lewis Hamilton já deixou evidente o ataque que faria a seguir. O inglês alinhou o W06 #44 atravessado na marca da posição de honra do grid. Por isso, quando as cinco luzes se apagaram, Lewis tocou o carro para cima de Nico Rosberg e fechou a porta, contornando sem problemas a primeira curva. Rosberg se colocou logo atrás, na segunda colocação. Sebastian Vettel, por sua vez, não teve chance de ameaçar as Mercedes, mas foi capaz de manter o terceiro posto.
Já Felipe Massa viveu uma largada tumultuada. Primeiro, o brasileiro perdeu o quarto lugar para o colega Valtteri Bottas, que saiu muito bem da quinta posição. O finlandês se colocou por fora na primeira curva e acabou levando vantagem na sequência para se manter à frente. Mas isso mudaria em seguida.
Um pouco mais atrás, Daniel Ricciardo, que estava em sétimo no grid, saiu muito mal e perdeu diversas posições. E quem se aproveitou da quase não largada do australiano foi Romain Grosjean, que pulou para sétimo, e Felipe Nasr, que passou a ser oitavo.
Assim, a ordem na primeira volta era: Hamilton, Rosberg, Vettel, Räikkönen, Massa, Bottas, Romain Grosjean, Felipe Nasr, Marcus Ericsson e Pastor Maldonado.
Ainda mais no fundo do pelotão, Carlos Sainz acabou rodando e caindo lá para trás, em 18º, atrás dos dois carros da McLaren. Mais à frente, Ricciardo se viu em uma briga com o companheiro pelo 14º posto. Enquanto, Maldonado já aparecia em nono, depois que superou Ericsson — que chegou a perder ritmo por um instante mais tarde e acabou perdendo posição para Max Verstappen.
As imagens da F1 na China
#GALERIA(5274)
No bloco intermediário, a ordem com dez voltas a partir do 11º era: Ericsson, Nico Hülkenberg, Sergio Pérez, Ricciardo, Kvyat, Fernando Alonso, Jenson Button, Sainz Jr., Roberto Merhi e Will Stevens. Hülkenberg abandonou um giro mais tarde.
Lá na frente, Hamilton e Rosberg iniciaram um revezamento de volta rápidas, com vantagem para o inglês. Por isso, a diferença entre eles não passava de 1s. Enquanto isso, Vettel vinha 4s3 atrás. Já Räikkönen acompanhava o companheiro de equipe de perto, enquanto Massa já tinha 2s para Bottas.
No fim da 11ª passagem, Nasr foi o primeiro a parar. O brasileiro da Sauber veio aos boxes buscar os pneus médios. Maldonado veio aos pits uma volta mais tarde.
Aí, novas paradas. Vettel veio no giro 14 e voltou à pista com os macios. Massa e Bottas nas duas passagens seguintes, mas optaram pelos médios. A Mercedes ficou um pouco mais. Hamilton decidiu visitar os boxes no fim do giro 15 e retornou com os macios. Rosberg trocou na seguinte e também saiu com os compostos de cor laranja.
Nesse meio tempo, Kvyat, que havia herdado diversas posições por conta da largada com os pneus médios, surgiu escapando da pista, devido a uma falha do motor Renault. É, a vida na Red Bull não é das melhores…
Depois das paradas, a ordem com 20 voltas completadas era assim: Hamilton (+2s), Rosberg, Vettel, Räikkönen, Massa, Bottas, Maldonado, Grosjean, Nasr, Verstappen — vinha em uma briga ferrenha —, Pérez, Ericsson, Ricciardo, Sainz, Button, Alonso — o espanhol acabara de perder posição para o inglês —, Stevens e Merhi.
Pouco depois, Verstappen finalmente venceu o embate contra Nasr e assumiu o nono posto. Enquanto isso, a briga seguia séria entre Ricciardo e Ericsson pelo 12º posto. Mas o sueco acabou tendo um fôlego depois de um erro do australiano.
Na ponta, Hamilton vinha 2s3 à frente de Rosberg, que já sofria a ameaça de Vettel, que se aproximara perigosamente – a diferença era de 1s5 e caindo. Na verdade, os carros prateados estavam em um ritmo de poupar pneus.
E quem não dava trégua era Vettel. O alemão da Ferrari imprimiu um ritmo muito forte em cima dos pneus macios do segundo stint da prova e andava perto de Rosberg, guiando em torno de um décimo melhor que o compatriota. Räikkönen vinha um pouco mais trás, mas bem à frente de Massa e Bottas.
No grupo intermediário, Maldonado, Grosjean, Verstappen e Nasr se mantinham no top-10. Mais atrás, o companheiro de Felipe, Ericsson, tentava, sem muito sucesso, afastar Ricciardo. Os dois brigavam pelo 11º lugar.
Lewis parou na 34. E voltou em segundo com os compostos médios. Räikkönen, por sua vez, ficou na pista e pulou para primeiro, mas isso durou apenas por uma volta. O finlandês foi aos boxes na passagem seguinte.
E os pits ainda ficaram mais movimentados nas voltas seguintes, com Massa, Bottas, Ricciardo, Alonso e Pérez. Nesse meio tempo, Maldonado passou reto pela entrada do pit-lane e foi parar na brita. O venezuelano conseguiu se recuperar e visitar os boxes. Só que voltas mais tarde, na 42 mais precisamente, Pastor rodou e perdeu muitas posições.
Falando nisso, a ordem depois das paradas de pit era: Hamilton, Rosberg, Vettel, Räikkönen, Massa, Bottas, Grosjean, Verstappen, Nasr, Ricciardo, Ericsson — esses dois, inclusive, repetindo uma disputa que durou praticamente a prova toda, com vantagem para o australiano —, Pérez, Button, Maldonado, Alonso, Sainz, Stevens e Merhi.
A parte final da corrida viu um Hamilton tranquilo e sobrando na frente. Rosberg apenas acompanhava o colega, sem qualquer chance de disputa. Vettel vinha mais atrás, também seguindo os rivais de longe. Räikkönen mantinha foi o quarto posto, à frente das duas Williams.
Na verdade, as voltas finais viram uma curiosa disputa no fundo do grid, entre Button e Maldonado pelo 13º lugar. Os dois chegaram a trocar posições, com Alonso sempre ali na espreita. Apesar de bonitas manobras, Pastor e Jenson acabaram se tocando no fim da reta. Pior para o piloto da Lotus, que foi parar fora da pista. Melhor para Alonso, que tomou as colocações de ambos. Button ficou em 14º. Maldonado, por sua vez, foi obrigado a abandonar. Button foi considerado culpado pelo incidente e reconheceu que cometeu um "erro de julgamento". O britânico foi punido com o acréscimo de 5s no seu tempo total de corrida e ainda levou dois pontos na carteira.
E essa não foi última grande emoção de pista na China – uma falha no motor da Toro Rosso fez Verstappen parar no meio da reta principal, obrigando o safety-car para encerrar a corrida com duas voltas para o fim. Então, fim de papo.
Hamilton conduziu a Mercedes à vitória, sua quarta em solo chinês e a segunda em 2015. Rosberg completou a dobradinha, à frente do Vettel, que vai de novo ao pódio. Räikkönen foi o quarto. A Williams terminou mais atrás, com Massa à frente de Bottas. Grosjean, Verstappen, Nasr, Ricciardo e Ericsson completaram o top-10. Enquanto a McLaren teve condição de pela primeira vez no ano completar uma corrida com seus dois carros.
E foi isso. Agora, a F1 reúne já no próximo fim de semana na pista do Bahrein, para a quarta etapa da temporada 2015.
F1, GP da China, Xangai, Final:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:39.42.008 | 56 voltas | |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | +0.714 | ||
3 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | +2.988 | ||
4 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | +3.835 | ||
5 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | +8.544 | ||
6 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +9.885 | ||
7 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | +19.008 | ||
8 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | +22.625 | ||
9 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | +32.117 | ||
10 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | +1 volta | ||
11 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | +1 volta | ||
12 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | +1 volta | ||
13 | 55 | CARLOS SAINZ | ESP | TORO ROSSO RENAULT | +1 volta | ||
14 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | +1 volta | +5s | |
15 | 28 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | +2 voltas | ||
16 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | +2 voltas | ||
17 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | +4 voltas | ||
13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | +7 voltas | NC | ||
26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | +41 voltas | NC | ||
27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +47 voltas | NC | ||
MELHOR VOLTA | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:42.208 | volta 31 | ||
RECORDE | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2004 | 1:32.238 | 26/9/2004 | ||
MELHOR VOLTA | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2004 | 1:32.238 | 26/9/2004 |