Hamilton lidera treino agitado em Barcelona com manhã marcada por cinco bandeiras vermelhas

Lewis Hamilton colocou a Mercedes na ponta da manhã do quarto e último dia de treinos coletivos nesta semana em Barcelona. A sessão teve cinco bandeiras vermelhas, causadas em grande parte pela pista úmida em decorrência da chuva leve no começo das atividades

 Confira imagens do quarto dia de treinos coletivos em Barcelona

Pela primeira vez desde o início da pré-temporada da F1 em 2013, os pilotos tiveram de usar os pneus intermediários. Nesta sexta-feira (22), dia da última bateria de testes coletivos desta semana no circuito de Montmeló, a chuva apareceu de forma tímida, tanto no começo da sessão quanto nos minutos finais do primeiro período, deixando o asfalto bastante úmido. As condições da pista contribuíram para um treino agitado, marcado por cinco bandeiras vermelhas em Barcelona. Na tabela de tempos, Lewis Hamilton foi o mais rápido da sessão.

Aproveitando o período em que a pista esteve mais seca, o britânico fez uso dos pneus médios para estabelecer sua melhor marca nesta manhã na Catalunha. Hamilton cravou 1min23s282 após ter completado um stint de 17 voltas em Montmeló. Lewis superou em 0s351 seu antigo companheiro de equipe, Jenson Button, que chegou a ocupar momentaneamente a primeira posição por alguns minutos, mas acabou sendo batido pelo seu agora adversário nas pistas.

Lewis Hamilton colocou a Mercedes na frente nesta manhã em Barcelona (Foto: Getty Images)

A surpresa ficou por conta do bom tempo registrado por Jean-Éric Vergne, que colocou a Toro Rosso na terceira posição da tabela de tempos. O piloto francês marcou 1min24s071, ficando a 0s789 do tempo de Hamilton. Vergne foi seguido pelo seu compatriota Jules Bianchi, que luta com Adrian Sutil pela última vaga na Force India e na F1 em 2013. O jovem piloto ocupou a ponta do treino antes de ter sido superado por Button e Hamilton, sendo batido também por Vergne nos instantes finais da sessão.

Esteban Gutiérrez fechou a lista dos cinco primeiros colocados pela manhã em Barcelona. O mexicano causou a terceira das cinco bandeiras vermelhas do período ao escapar na curva 5, mas conseguiu voltar ao treino sem maiores problemas para registrar 1min26s239, tempo bem mais alto em relação à média do que os pilotos fizeram nos dias anteriores por conta das condições do asfalto catalão.

Já Giedo van der Garde aproveitou o tempo em que a pista esteve mais seca — e também o período em que vários pilotos ficaram nos boxes — para registrar seu melhor tempo em Barcelona nesta manhã. O holandês, que estreia na F1 neste ano, ficou em sexto, mas a 4s147 do que foi estabelecido por Hamilton. Van der Garde causou duas bandeiras vermelhas na sessão: a segunda, ao escapar na última curva, e a quinta, quando perdeu o controle do seu Caterham CT01 na curva Cepsa.

Por sua vez, Felipe Massa completou 47 voltas antes de fechar o primeiro período em sétimo. Ao contrário dos seus oponentes, o brasileiro registrou sua melhor volta quando a pista ainda estava um pouco mais úmida, chegando a liderar a tomada de tempos neste período, andando pouco depois que o asfalto apresentou melhores condições. Felipe causou a primeira bandeira vermelha do dia, quando, logo aos dez minutos de treino, perdeu o controle da sua Ferrari F138 na curva 4.

Mark Webber, que ficou parado entre as curvas 9 e 10 no mesmo instante da bandeira vermelha causada por Gutiérrez, foi o oitavo, andando bem perto do tempo de Van der Garde e Massa, ficando a pouco mais de 4s da marca estabelecida por Hamilton. Max Chilton, da Marussia, terminou a manhã em nono. O britânico, único a treinar em todos os quatro dias em Barcelona — Luiz Razia, contratado pelo time anglo-russo, não participou das atividades —, fechou à frente de Romain Grosjean, que pouco andou, apenas 19 voltas no período.

Valtteri Bottas, da Williams, sequer marcou tempo. Apesar de o jovem finlandês ter completado 23 voltas nesta manhã, a programação da escuderia britânica era apenas treinamento de pit-stops, sem qualquer observação quanto a performance e tempos de volta. Valtteri entregará a condução do recém-lançado FW35 ao número 1 da equipe, Pastor Maldonado, para as três horas finais de sessão em Barcelona, com término previsto para 17h (13h de Brasília).

F1, pré-temporada, Barcelona, dia 4, parcial:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.