Hamilton reage no campeonato e conquista 50ª vitória da carreira no GP dos EUA em dobradinha da Mercedes
Lewis Hamilton fez o que se esperava dele neste domingo (23) em Austin. Tentando reagir no campeonato, o inglês conquistou um importante triunfo no GP dos EUA e reduziu a diferença para Nico Rosberg para 26 pontos. Também foi a 50ª vitória da carreira na F1. Entre os brasileiros, Felipe Massa cruzou a linha de chegada na sétima posição, enquanto Felipe Nasr terminou em 16º
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Lewis Hamilton voltou a vencer na F1. Mais que isso, a conquista veio em um momento importantíssimo do campeonato, quando o tricampeão tenta se manter vivo na briga com o companheiro de Mercedes e rival pelo título, Nico Rosberg. A vitória o fez reduzir de 33 para 26 pontos a diferença que o separa do líder alemão, restando agora apenas três corridas para o fim da temporada. É também a primeira conquista nesta segunda fase do ano. Rosberg, que hoje foi segundo, vinha em uma sequência vitoriosa, tendo vencido quatro das últimas cinco provas.
A verdade é que o inglês liderou praticamente de ponta a ponta e em nenhum momento foi ameaçado ou incomodado pelos adversários, seguindo como grande pontuador na capital texana. E a impecável atuação ainda ajudou o piloto de 31 anos a celebrar seu 50º triunfo da carreira na maior das categorias. Hamilton está agora só atrás de Alain Prost e do maior vencedor de todos os tempos, Michael Schumacher.
A Red Bull fechou a etapa norte-americana com um gosto agridoce. Por um lado, Daniel Ricciardo fez uma corrida forte e chegou a ameaçar a Mercedes, mas acabou sendo superado no melhor entendimento da corrida feito pela equipe alemã, que ganhou posições ao parar sob regime de safety-car virtual com Rosberg. O sabor amargo veio pelo abandono de Max Verstappen na metade da corrida, por uma falha aparentemente de motor.
![Lewis Hamilton celebra pole-position do GP dos EUA (Foto: Mercedes))](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2016/10/201610221945263_M46055_II.jpg)
Confira como foi o GP dos EUA de F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
O GP dos EUA teve início sob temperaturas mais altas do que as vistas durante os treinos. No momento da volta de apresentação, os termômetros registravam 27 graus, enquanto no asfalto a marca estava em 36ºC. Certamente, um grande desafio para os pneus. E falando nos compostos, os dois carros da Mercedes e Max Verstappen optaram por largar com os macios – os amarelos -, enquanto o restante do top-10 foi de supermacios. Outros que escolheram os vermelhos foram: Carlos Sainz, Sergio Pérez, Romain Grosjean e Jenson Button. Já o resto do grid decidiu pelos macios.
![Momento da largada em Austin (Foto: Red Bull))](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2016/10/20161023174162_P-20161023-00707_News_II.jpg)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Diante de todos esses incidentes, a primeira volta do GP norte-americano tinha Hamilton na liderança, à frente de Ricciardo, Rosberg, Räikkönen, Verstappen, Vettel, Massa, Sainz, Alonso e Button, que fechava o top-10. Esteban Gutiérrez, Grosjean, Pérez, Kvyat, Marcus Ericsson, Kevin Magnussen, Jolyon Palmer, Pascal Wehrlein, Esteban Ocon, Felipe Nasr e Bottas.
![Lewis Hamilton em Austin (Foto: Red Bull))](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2016/10/20161023174165_P-20161023-00716_News_II.jpg)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Apenas duas voltas mais tarde, a Mercedes chamou Hamilton e, surpreendentemente, instalou pneus macios no carro do tricampeão, evidenciando uma clara mudança de tática entre seus dois pilotos. Lewis voltou à pista em segundo, atrás de Vettel, que seguia forte em cima dos compostos supermacios.
![Max Verstappen abandonou a corrida na volta 31 (Foto: Reprodução/F1))](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2016/10/20161023182248_Verstappen_II.jpg)
A corrida do holandês, entretanto, não durou muito mais. Verstappen surgiu lento, lento na volta 31. O piloto ainda foi tentando levar o carro de volta aos boxes, mas não deu, e o jovem acabou abandonando. Neste interim, Vettel foi aos pit-stop.
Por conta do abandono de Verstappen, a direção de prova acionou o safety-car virtual. Aí a Mercedes aproveitou a velocidade mais baixa do fazer a parada de Hamilton, que mudou para os pneus médios. Rosberg veio na mesma volta. E aí a manobra acabou colocando o alemão à frente de Ricciardo. Alonso e Sainz também pararam.
A corrida voltou à velocidade normal no 33º giro. E Hamilton seguia em primeiro, com 9s9 de vantagem para Rosberg, que vinha cinco segundos à frente de Ricciardo, que tinha 1s apenas de dianteira para Räikkönen. Vettel surgia mais atrás em quinto, à frente de Sainz, Massa, Alonso, Pérez e Button.
No fim, Vettel ainda fez uma última parada, mas sem perder o quarto lugar. Mas quem pôs fogo nas últimas voltas foi Alonso, com duas lindas ultrapassagens. A primeira veio em cima do Massa, para pular para sexta e a segunda em cima do compatriota Sainz, para garantir um bravo quinto posto.
Rosberg ainda tentou alcançar Hamilton, mas foi impossível. O inglês cruzou mesmo em primeiro, para celebrar a sétima vitória em 2016 e a 50ª da carreira na F1. A Nico coube o segundo lugar, logo à frente de Ricciardo.
A F1 volta já no proximo fim de semana com o GP do México.
F1, GP dos Estados Unidos, Austin, final:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 56 voltas | |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | +4.520 | |
3 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | +19.692 | |
4 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | +43.134 | |
5 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | +1:33.953 | |
6 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | +1:36.124 | |
7 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | +1 volta | |
8 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | +1 volta | |
9 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | +1 volta | |
10 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | +1 volta | |
11 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | +1 volta | |
12 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | +1 volta | |
13 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | +1 volta | |
14 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | +1 volta | |
15 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | +1 volta | |
16 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +1 volta | |
17 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | +1 volta | |
18 | 31 | ESTEBAN OCON | FRA | MANOR MERCEDES | +2 voltas | |
19 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | NC | |
20 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | NC | |
21 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | NC | |
22 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | NC | |
MELHOR VOLTA | SEBASTIAN VETTEL | FIN | FERRARI | 1:39.877 |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-desktop.png)
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-mobile.png)