#GALERIA(5231)
A Mercedes tornou a liderar um dia de testes da F1 em 2015. Neste sábado (28), Lewis Hamilton foi o dono da melhor marca entre os nove pilotos que treinaram no Circuito da Catalunha, em Barcelona, na Espanha. E usando pneus mais duros do que os adversários mais próximos.
Até a hora do almoço, a liderança pertencia a Felipe Massa e à Williams com um tempo de 1min23s262 nos compostos supermacios. Kimi Räikkönen, também com os supermacios, virou 1min23s276 na Ferrari.
Hamilton, à tarde, anotou 1min23s022 com os pneus macios no carro da Mercedes — equipe que segue sem usar os compostos mais moles que tem à disposição.
Mas não foi um dia de tanta quilometragem para a Mercedes, não perto do que o time já chegou a fazer nesta pré-temporada. Hamilton ficou um bom tempo parado nos boxes enquanto a equipe executava mudanças na parte mecânica do carro — nenhum problema foi confirmado.
Hamilton foi, portanto, 0s240 mais veloz que Massa, este sim dono de uma boa quilometragem. O brasileiro passou das 100 voltas e não enfrentou problemas. Ele tem comemorado a boa confiabilidade do seu carro. Räikkönen seguiu imediatamente atrás até o fim da tarde e fechou em terceiro lugar.
O dia teve pouquíssimas interrupções, ao menos até a hora final. Foi só então que aconteceram as duas bandeiras vermelhas do sábado. A primeira delas, causada pela Sauber de Marcus Ericsson. A segunda, pela Toro Rosso de Carlos Sainz. Ambos, no entanto, passaram confortavelmente das 100 voltas antes de enfrentarem as falhas mecânicas.
Sainz foi o quarto colocado, à frente de Romain Grosjean com a Lotus, e de Ericsson.
Hülkenberg, sétimo colocado, surprendeu pela excelente quilometragem. O segundo dia da vida do VJM08 da Force India foi ainda melhor que o primeiro, permitindo ao alemão completar 157 giros. Ninguém andou mais que ele, que igualou o total rodado por Nico Rosberg no primeiro dia de trabalhos da pré-temporada, em Jerez.
A McLaren Honda tornou a andar pouco. Kevin Magnussen, reserva do time, teve uma manhã tranquila e deu 38 voltas. À tarde, quando foi retomar as atividades, notou um vazamento de óleo que veio a encerrar os trabalhos. A equipe explicou que o vazamento aconteceu em um local muito fundo do chassi e era melhor fazer uma boa investigação para que Jenson Button tivesse um domingo livre de problemas.
O último dos 12 dias de testes da F1 antes de o campeonato de 2015 começar acontece neste domingo, também em Barcelona. A sessão vai das 5h às 14h (horário de Brasília) e será acompanhada AO VIVO e em TEMPO REAL pelo GRANDE PRÊMIO.
F1, Treinos coletivos, Barcelona, dia 7:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:23.022 | 76 | |
2 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:23.262 | +0.240 | 102 |
3 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:23.276 | +0.254 | 136 |
4 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:24.477 | +1.455 | 122 |
5 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | 1:24.628 | +1.606 | 116 |
6 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:24.761 | +1.739 | 132 |
7 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:24.939 | +1.917 | 157 |
8 | 22 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN HONDA | 1:25.225 | +2.203 | 39 |
9 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:25.742 | +2.720 | 128 |
O GRANDE PRÊMIO é o único site de esporte a motor brasileiro que vai acompanhar de perto toda a pré-temporada da F1. Neste sábado (28), o repórter Renan do Couto e o fotógrafo Xavi Bonilla vão trazer todas as informações direto da pista de Barcelona, palco da terceira e última bateria de testes para o Mundial 2015. Sigam tudo AO VIVO e em TEMPO REAL na nossa nova ferramenta de transmissão e participem.
A sexta-feira (27) foi o primeiro dia em que Jenson Button pôde realmente tirar impressões mais aprofundadas do novo carro da McLaren durante toda a pré-temporada. E agora o piloto inglês tem a certeza de que o caminho diferente seguido pelo time no projeto do MP4-30 é o mais correto e permitirá ao time, em algum momento ainda incerto no futuro, voltar a vencer. Pela 1ª vez livre dos problemas de confiabilidade, Button conheceu melhor o bólido e disse, ao ser perguntado pelo GRANDE PRÊMIO em Barcelona, que até parece se tratar de “outra categoria”.