Marko critica intervenção da FIA para acabar com porpoising: “Tiro precipitado”

Helmut Marko criticou a FIA pela diretiva técnica que busca reduzir o porpoising nos carros. Consultor da Red Bull sugeriu que é demonstração de força da Mercedes

Consultor da Red Bull, Helmut Marko também se posicionou contra a diretiva técnica da FIA que busca controlar a questão dos quiques. Antes do GP do Canadá, a Federação anunciou medidas para limitar a oscilação vertical dos carros e reduzir o efeito ‘porpoising’, que ficou marcado no carro da Mercedes.

Durante o fim de semana em Montreal, o chefe da Red Bull, Christian Horner, teceu críticas contra a diretiva. Já Marko crê que a medida da FIA é uma imposição de poder da rival Mercedes sobre o órgão. No fim de semana, líderes das dez equipes se reuniram para falar sobre o assunto, e farpas surgem na mídia desde então, especialmente de Horner e de Toto Wolff, chefe da Mercedes,

“Eu não acho que as decisões da FIA são corretas. Uma equipe, a Mercedes, tem os maiores problemas e precisa reagir no meio da temporada. Há uma solução simples: levantar o carro, e aí você não sofre dos quiques, mas perde em velocidade. O fato é que as pessoas estão reagindo desta forma e tentando colocar poder sobre a FIA. É um tiro precipitado que não foi bem pensado”, comentou Marko à versão alemã da emissora Sky Sports.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mercedes é protagonista das discussões sobre porpoising (Foto: Mercedes)

Um dos argumentos da Mercedes na disputa para reduzir o porpoising é na saúde dos pilotos. O heptacampeão mundial Lewis Hamilton relatou fortes dores nas costas após o GP do Azerbaijão. Marko garante que os pilotos da Red Bull estão nas melhores condições físicas.

“Nossos pilotos são os melhores ativos que temos. Precisamos ter certeza de que estão nas melhores condições físicas”, concluiu o consultor.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.