Marko cita Schumacher e diz que Sauber escolher Bottas é “incompreensível”
Helmut Marko, consultor da Red Bull, sabe das poucas chances que Mick Schumacher tem de voltar à F1 como titular. No entanto, disse que não faz sentido a Sauber descartá-lo para seguir com Valtteri Bottas
Helmut Marko é um defensor da renovação dos pilotos no grid da Fórmula 1 e falou sobre a situação de Mick Schumacher. Ainda sonhando com um retorno à categoria pela Sauber, o alemão é o menos cotado de uma lista que tem Valtteri Bottas e Gabriel Bortoleto como favoritos à vaga. E na visão do consultor da Red Bull, não faz sentido o time baseado em Hinwil apostar no finlandês e descartar o ex-piloto da Haas.
Schumacher estreou na Fórmula 1 em 2021 pela Haas e fez duas temporadas junto da equipe. Porém, a passagem com poucos resultados expressivos e recheada de acidentes fez com que Mick ficasse sem assento para 2023. Desde então, ele se tornou piloto de testes da Mercedes e corre pela Alpine no Mundial de Endurance. Porém, nunca escondeu o desejo de retornar à F1 como titular.
A Sauber ainda tem uma vaga para a temporada 2025 da Fórmula 1 e Mick vê essa como uma possibilidade para retornar ao grid. Porém, a equipe que vai se tornar Audi a partir de 2026 não tem o alemão como prioridade e divide sua atenção entre Bottas e Bortoleto.
Na visão de Helmut Marko, que costuma apoiar a entrada de jovens pilotos na categoria, a oportunidade na Sauber é a última que Mick terá para voltar à F1 — embora reconheça a situação delicada do alemão. Mas ainda assim, o consultor da Red Bull disse que não faz sentido o time baseado em Hinwil apostar em Bottas e descartar Schumacher.
“Acho que o carro da Audi certamente não será um carro vencedor no ano que vem. Isso significa que não haveria pressão nem sobre a Audi nem sobre o piloto [Schumacher]. Seria uma boa comparação com Nico Hülkenberg, e se o desempenho dele [Schumacher] não for bom, você sempre pode fazer uma mudança para 2026”, disse Marko.
“Se a situação realmente for que Valtteri Bottas tenha a chance, então a coisa toda é ainda mais incompreensível para mim. Acho que se Schumacher não conseguir essa vaga, a história da Fórmula 1 acabou para ele. Ele deveria então se concentrar nas corridas de endurance, onde ele teve muito sucesso, e fazer isso. Se ele permanecer no automobilismo, então ele tem de encontrar algo que ele goste, mas onde ele também tenha uma chance de vencer”, finalizou Marko.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: McLaren hoje sobra na F1, mas despreparo para vencer aproxima Verstappen do tetra
A Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.