Honda anuncia nova base na Inglaterra e avança em trabalho com motores da F1 2026

De olho em parceria com a Aston Martin para 2026 e o retorno oficial como fabricante, Honda criou nova subsidiária na Inglaterra

De olho no retorno oficial à Fórmula 1 como fabricante de motores na temporada 2026, a Honda já se movimenta para o novo período. A companhia japonesa anunciou a criação de uma nova subsidiária na Inglaterra, batizada Honda Racing Company UK Limited, para otimizar o trabalho nos próximos anos.

Apesar de ser a fabricante original da tecnologia dos motores da Red Bull e da RB na F1, a companhia deixou a categoria oficial no fim de 2021. Desde então, os motores são operados pela RBPT, empresa de motores da Red Bull, apenas com auxílio da Honda.

Para 2026 e a nova geração de motores, entretanto, a fábrica tem acordo de fornecimento com a Aston Martin. A equipe da marca inglesa será time oficial da Honda.

Já com o desenvolvimento do projeto em dia, então, a Honda resolveu estabelecer uma base na Inglaterra, onde também está a fábrica da Aston Martin. Os motores continuarão a ser projetados e produzidos na fábrica-mãe em Sakura, no Japão, mas a nova subsidiária será responsável por “serviços de manutenção e e cuidados gerais com as unidades de força entre corridas e na preparação para eventos futuros”. Além disso, terá divisão de relações públicas.

Honda se aproxima do restante da Fórmula 1 (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)

A nova versão inglesa da Honda tem como diretores iniciais o presidente da matriz, Koji Watanabe, e o vice-presidente executivo da Honda Europa, Ian Howells.

Apesar do anúncio, a Honda não especificou onde, na Inglaterra, ficará a nova base. Disse apenas que começará a contratar profissionais ao longo dos próximos três meses.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

PARA ONDE VAI CARLOS SAINZ EM 2025? + FÓRMULA E EM TÓQUIO | Paddock Sprint
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.