Honda adia debate, mas assume torcida para Tsunoda ser candidato a Aston Martin

Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation, lembrou que Yuki Tsunoda é uma cria da casa e gostaria de tê-lo como candidato a uma vaga na Aston Martin. Martin Whitmarsh elogiou o progresso do japonês e avaliou que ele deve ser considerado para a vaga

A Honda admitiu que torce para que Yuki Tsunoda seja um candidato à vaga na Aston Martin quando a parceria começar na temporada 2026 da Fórmula 1. Ainda assim, a montadora avaliou que é cedo para falar em pilotos e que tampouco é ela quem decide quem vai guiar o carro.

Na manhã de quarta-feira no Japão, Honda e Aston Martin anunciaram uma parceria, com a fabricante japonesa se tornando fornecedora de motores da equipe a partir de 2026.

Tsunoda sempre contou com o apoio da Honda na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ainda que seja cedo para falar em line-up, a Honda já assumiu que não tem “objeção” a Fernando Alonso seguir na equipe, apesar das fortes críticas que fez aos motores da marca na época em que corria pela McLaren. Mas Koji Watanabe, diretor-executivo da Honda Racing Corporation, a divisão de corridas, assumiu que gostaria de ver Tsunoda como um candidato.

“Ele é originalmente da nossa escola e está indo muito bem na Fórmula 1. Estamos muito felizes em vê-lo ter sucesso”, disse Watanabe. “Mas falando do futuro, ainda temos três anos pela frente, então é cedo para dizermos o que vai acontecer. Não acho que seja momento de falar sobre isso”, seguiu.

“Mas esperamos que ele se torne um candidato. No entanto, cabe a equipe tomar a decisão final”, frisou.

Diretor-executivo do grupo Aston Martin, Martin Whitmarsh elogiou o piloto de 23 anos, que está na terceira temporada na F1 e sempre contou com o apoio da Honda.

“Ele está deixando uma ótima impressão neste ano. Ele ainda é muito jovem, mas relativamente experiente. E acho que ele fez um grande progresso. É tremendamente empolgante”, avaliou. “Tenho certeza que nosso line-up de pilotos vai evoluir antes de 2026. Em última análise, Honda e Aston Martin querem ter os melhores dois pilotos possíveis nos carros. Estamos aqui para vencer, assim como a Honda, então, em 2026, temos de começar a vencer juntos. Precisamos ter ótimos pilotos”, defendeu.

“Ele tem de ser considerado um candidato. Tenho certeza que ele amaria guiar um carro empurrado pela Honda”, observou. “Vamos ver como ele progride nos próximos anos e espero que possamos ter conversas sérias juntos”, encerrou.

GP de Mônaco está programado para acontecer na próxima semana, no dia 28 de maio, com largada prevista para as 10h (horário de Brasília).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.