Honda embarca em objetivo de Verstappen de tentar pódio em cada GP de 2020

Max Verstappen quer um carro – e um motor – capaz de lutar por pódio em cada GP para sonhar com título em 2020. Mashashi Yamamoto, diretor da Honda na F1, foca em começar a temporada já em alta e apoia a meta

Max Verstappen conseguiu o terceiro lugar no Mundial de Pilotos e, mesmo que a luta pelo título contra a Mercedes tenha ficado distante, sonha em ao menos ter uma chance em 2020. Para isso, a meta é ter uma Red Bull capaz de lutar por pódio em cada GP de Fórmula 1 do ano. A tarefa não é simples, mas a fornecedora de motor Honda não quer saber de desistir: o diretor Masashi Yamamoto assinou embaixo da meta de Max e se comprometeu a buscar o mesmo.
 
Yamamoto toma a meta como forma de superar um começo de 2019 não tão bom da parte da Honda. O motor levou tempo até ficar realmente competitivo, resultando em provas apagadas no primeiro terço da temporada. Em 2020, o objetivo é começar já em alta.
 
“Tirando Melbourne, a primeira metade do ano passado foi muito dura”, disse Yamamoto. “Nós sofremos até a Áustria, especialmente em Mônaco. Tínhamos altas expectativas, mas não conseguimos um bom resultado. Esse ano esperamos que não seja assim. Estamos fazendo todos os esforços para lutar pelo campeonato. Tivemos corridas infelizes ano passado e saímos perdendo em algumas delas, mas precisamos evitar esse tipo de coisa esse ano. O Max [Verstappen] diz que quer ir ao pódio em todas as corridas, que é um objetivo que apoiamos”, comentou.
Max Verstappen no pódio em cada GP? A Honda aceita o desafio (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
Um fator que joga a favor da Honda no desenvolvimento de motor é a estabilidade. Passada a incerteza do divórcio com a McLaren, 2020 é o primeiro ano em que os japoneses seguem fornecendo exatamente para as mesmas equipes do ano anterior. No caso, Red Bull e AlphaTauri.
 
“Isso [seguir com mesmas equipes] nos dá uma grande estabilidade em termos de administração das equipes. Todo mundo pareceu muito, muito otimista na garagem durante os testes. Todos estão confiantes, então estão ansiosos para a temporada. Basicamente mantivemos a mesma estrutura interna este ano porque queremos focar por completo no desenvolvimento [do motor]”, destacou.
 
A campanha da Honda na busca de mais pódios e vitórias começa já nesta semana. O paddock da F1 está na Austrália, que abre a temporada 2020 com a etapa no Albert Park.

Paddockast #51
QUEM VENCEU DRIVE TO SURVIVE 2

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube