Honda explica que novo conceito de motor trouxe ganhos aerodinâmicos à Red Bull
Unidade de potência da Honda em 2021 é mais compacta e trouxe ganhos aerodinâmicos ao RB16B. Será a última temporada da montadora japonesa como fornecedora na Fórmula 1
Mesmo em sua última temporada como fornecedora de motores na Fórmula 1, a Honda não deixou de trazer inovações significativas para o carro da Red Bull, que iniciou a temporada 2021 da categoria como candidata a derrotar a hegemonia da Mercedes, apesar do revés para Lewis Hamilton no GP do Bahrein.
Diretor-técnico da montadora japonesa na Fórmula 1, Toyoharu Tanabe explicou como o conceito da unidade de potência entregue pela Honda em 2021 é mais compacto e trouxe mudanças aerodinâmicas ao RB16B. Na primeira prova do ano, Max Verstappen foi pole-position e terminou na segunda posição, enquanto Sergio Pérez fechou em quinto.
“Nós revisamos cada parte e o tipo de conceito da nossa unidade de potência anterior, e desenvolvemos a deste ano como nova. É claro que nosso desejo de melhorar nossa unidade é no motor de combustão interna e no sistema de recuperação de energia. O novo design também deixou um pouco mais compacto em relação à unidade anterior. Acho que contribuiu para o pacote do carro e em performance também”, declarou Tanabe ao site da revista inglesa Autosport.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Que deselegante! Piquet solta ‘Globolixo’ e Band repreende

Tanabe detalhou as mudanças que o pacote compacto da Honda trouxe no carro da Red Bull, apesar de não ter números exatos do impacto que as alterações trouxeram. O diretor japonês também revelou um agradecimento por parte do projetista Adrian Newey.
“A posição do eixo de comando foi abaixada, e abaixamos a altura do motor. É um pacote compacto. Como resultado, quando o motor é instalado no chassi, o grau de liberdade da entrada de ar dentro do carro é aumentado. Em outras palavras, contribuiu na aerodinâmica. É difícil vir com números exatos do quanto o downforce aumentou e como o tempo de volta melhorou, mas o [Adrian] Newey disse que era grato pela unidade de potência mais compacta e contribuindo para a nova instalação”, concluiu.
Red Bull e Honda iniciaram a parceria em 2019. De lá para cá, foram 5 vitórias da equipe e o vice-campeonato de Construtores, em 2020. Os japoneses anunciaram a saída da F1 ao fim de 2021 para voltar as atenções a tecnologias mais sustentáveis e amistosas ao meio-ambiente na indústria automotiva.
A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 é o GP da Emília-Romanha, que será realizado em Ímola, no próximo dia 18.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube