Honda explica que novo conceito de motor trouxe ganhos aerodinâmicos à Red Bull

Unidade de potência da Honda em 2021 é mais compacta e trouxe ganhos aerodinâmicos ao RB16B. Será a última temporada da montadora japonesa como fornecedora na Fórmula 1

Hamilton vence na estratégia e pega Verstappen: assista como foi o GP do Bahrein (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Mesmo em sua última temporada como fornecedora de motores na Fórmula 1, a Honda não deixou de trazer inovações significativas para o carro da Red Bull, que iniciou a temporada 2021 da categoria como candidata a derrotar a hegemonia da Mercedes, apesar do revés para Lewis Hamilton no GP do Bahrein.

Diretor-técnico da montadora japonesa na Fórmula 1, Toyoharu Tanabe explicou como o conceito da unidade de potência entregue pela Honda em 2021 é mais compacto e trouxe mudanças aerodinâmicas ao RB16B. Na primeira prova do ano, Max Verstappen foi pole-position e terminou na segunda posição, enquanto Sergio Pérez fechou em quinto.

“Nós revisamos cada parte e o tipo de conceito da nossa unidade de potência anterior, e desenvolvemos a deste ano como nova. É claro que nosso desejo de melhorar nossa unidade é no motor de combustão interna e no sistema de recuperação de energia. O novo design também deixou um pouco mais compacto em relação à unidade anterior. Acho que contribuiu para o pacote do carro e em performance também”, declarou Tanabe ao site da revista inglesa Autosport.

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Max Verstappen seguido por Lewis Hamilton no GP do Bahrein (Foto: Beto Issa)

Tanabe detalhou as mudanças que o pacote compacto da Honda trouxe no carro da Red Bull, apesar de não ter números exatos do impacto que as alterações trouxeram. O diretor japonês também revelou um agradecimento por parte do projetista Adrian Newey.

“A posição do eixo de comando foi abaixada, e abaixamos a altura do motor. É um pacote compacto. Como resultado, quando o motor é instalado no chassi, o grau de liberdade da entrada de ar dentro do carro é aumentado. Em outras palavras, contribuiu na aerodinâmica. É difícil vir com números exatos do quanto o downforce aumentou e como o tempo de volta melhorou, mas o [Adrian] Newey disse que era grato pela unidade de potência mais compacta e contribuindo para a nova instalação”, concluiu.

Red Bull e Honda iniciaram a parceria em 2019. De lá para cá, foram 5 vitórias da equipe e o vice-campeonato de Construtores, em 2020. Os japoneses anunciaram a saída da F1 ao fim de 2021 para voltar as atenções a tecnologias mais sustentáveis e amistosas ao meio-ambiente na indústria automotiva.

A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 é o GP da Emília-Romanha, que será realizado em Ímola, no próximo dia 18.

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